Basf comemora bom desempenho de parceiros em Desafio de Produtividade de Soja

Companhia destacou contribuição dos fungicidas Ativum e Versatilis pelo terceiro ano consecutivo

13.06.2018 | 20:59 (UTC -3)
Maria Braga

Os fungicidas Ativum e Versatilis da Basf foram destaque no Desafio de Máxima Produtividade da Soja, organizado pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB), em parceria com a Embrapa. O evento ocorreu na noite de terça-feira (12/06), em Goiânia, e reconheceu os campeões de produtividade de soja na safra 2017/2018.

Pelo terceiro ano consecutivo, as soluções desenvolvidas pela Basf contribuíram para os bons resultados nas lavouras. Nesta safra, o campeão nacional é o produtor rural Gabriel Bonato, do município de Sarandi, localizado na região norte do Rio Grande do Sul. A área inscrita no desafio alcançou a produtividade de 127,01 sacas por hectare.

É a primeira vez que Bonato participa do Comitê Estratégico Soja Brasil. O produtor afirma que o fator climático e o manejo foram responsáveis pela excelente produtividade, não só na área do Desafio como também na lavoura comercial que teve uma produtividade média de 87 sacas por hectare. 

“Nesta safra, a pressão de ferrugem asiática foi mais forte na região sul e as soluções da Basf foram essencial para conquistarmos este prêmio, pois nos auxiliou na tomada de decisão e, consequentemente, no controle fitossanitário mais eficiente”, comemora Gabriel Bonato, vencedor nacional do Desafio de Máxima Produtividade de Soja.

Desde a safra 2008/2009, a produtividade das áreas inscritas para o Desafio Nacional do CESB cresceu 70%. Este ano, além do vencedor nacional, mais dois campeões utilizaram o portfolio da Basf: Adauto Guimarães, do município de Serra do Salitre (MG), que obteve uma produtividade de 108,96 sacas por hectare, e o produtor Marcelino Flores de Oliveira, que colheu 104,4 sacas por hectare no município de São Desidério (BA).

“Mesmo com a instabilidade do clima, que afetou o início do plantio nesta safra, a produção de soja nacional alcançou um novo recorde este ano. A BASF vem trabalhando constantemente para trazer inovações em produtos e serviços para o mercado de proteção de cultivos, a fim de ajudar o agricultor a aumentar sua produtividade”, comenta Hélio Cabral Costa, gerente de Marketing Soja da Basf.  

O fungicida Versatilis foi utilizado pela primeira vez na safra 2017/2018 para o controle da ferrugem asiática e de outras importantes doenças da soja.  A solução, pertencente ao grupo químico das morfolinas, oferece flexibilidade de aplicação nas diferentes fases da cultura da soja, além de proporcionar incremento de produtividade para as lavouras e ajudar no manejo da resistência de importantes doenças.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024