NOTÍCIAS

Basf comemora os 10 anos de seu laboratório de estudos ambientais e segurança alimentar

  • 21/11/2017 |
  • Manoela Machado

Com o objetivo de garantir a segurança do meio ambiente e dos alimentos para o consumo da população mundial, a BASF, empresa química de inovação, conta com três laboratórios globais de expertise em segurança alimentar e estudos ambientais. Um deles é o Laboratório Global de Meio Ambiente e Segurança Alimentar (GENCS), localizado no Complexo Químico de Guaratinguetá (SP). Os outros dois laboratórios ficam na Alemanha e nos Estados Unidos. A unidade do Brasil comemora, hoje, os 10 anos de sua fundação.

Os estudos realizados no GENCS avaliam os resíduos de defensivos agrícolas nos alimentos e o comportamento desses agroquímicos no meio ambiente e são exigidos pelas autoridades regulatórias brasileiras e internacionais para o registro de novos produtos e extensão de uso para os já existentes.            

“Ter uma estrutura própria para realização destes estudos gera uma vantagem competitiva para a BASF, que consegue realizar um número maior de testes e ensaios, com qualidade e em tempo recorde, a partir da expertise de nossas equipes locais. Esses processos são essenciais para dar mais segurança aos agricultores que utilizam as soluções da empresa e à população que consome os alimentos produzidos”, afirma Alexandre Marques Ribeiro, gerente sênior responsável pelo laboratório.

Em 10 anos do GENCS, já foram desenvolvidos mais de 5.000 ensaios e testes de pesquisa em cerca de 50 cultivos, garantindo ao produtor a segurança de comercializar seus cultivos no país e também exportá-los aos mercados diversos. Durante esse período, o laboratório, que conta com um time de 30 profissionais, recebeu R$ 11 milhões em investimentos. A verba foi utilizada para melhorias nos processos de infraestrutura, equipamentos e tecnologia.

“A BASF tem o compromisso permanente com a agricultura e com o futuro sustentável. Investimos constantemente para expandir nosso portfólio na área de proteção de cultivos e soluções que vão além, contribuindo com a produção no campo, e trabalhamos para garantir um alimento seguro, para que o produtor tenha a certeza de que poderá comercializar seus cultivos dentro e fora do Brasil, e o consumidor a segurança de desfrutá-los”, ressalta José Eduardo Vieira de Moraes, Diretor Regulatório da BASF na América Latina.

ver mais notícias
CADASTRO DE NEWS
  • Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura