BASF dá dicas de como evitar perdas no canavial em função da ocorrência da ferrugem alaranjada

Fungicida Opera com benefícios AgCelence possibilita o controle da doença, associado ao aumento da produtividade

28.11.2017 | 21:59 (UTC -3)
Manoela Machado

Você sabia que a ferrugem alaranjada da cana-de-açúcar foi detectada pela primeira vez no Brasil em 2009? Após devastar canaviais na Austrália, Estados Unidos, entre outros países, o fungo causador da doença chegou ao Brasil por meio de correntes transoceânicas. No país, o fungo encontrou o hospedeiro e condições climáticas favoráveis para o seu estabelecimento e desenvolvimento. 

Apesar da ferrugem alaranjada ser relativamente recente no país, pode causar perdas de até 50% em toneladas de cana por hectare. Por isso, um bom manejo fitossanitário na lavoura garante a sanidade e, consequentemente, traz mais rentabilidade para o produtor rural.

Ocorrência

Atualmente, a incidência da ferrugem alaranjada ocorre em todas as regiões produtoras de cana do país. No entanto, a sua ocorrência é mais severa nos estados da região Sudeste.

Condições Climáticas

Temperaturas entre 17ºC e 25ºC e umidade relativa do ar acima de 97% são condições favoráveis para o desenvolvimento do fungo.

Dicas de Manejo

O uso de variedades suscetíveis pode inviabilizar o cultivo da cana-de-açúcar. Sempre utilize variedades resistentes, mudas sadias e os tratos culturais recomendados. É importante que antes do plantio, o produtor estude as condições climáticas e ambientais do local para tirar maior proveito na seleção da variedade a ser cultivada. 

O manejo químico é um excelente aliado para o controle da ferrugem alaranjada. Nesse sentido, a BASF conta com o fungicida Opera que, além de ser efetivo no controle da ferrugem e de outras importantes doenças, promove efeitos fisiológicos positivos à planta. Com o Opera o agricultor incrementa o rendimento do cultivo de cana, aumenta a quantidade de açúcar e álcool, além de incrementar o vigor das plantas. Esses ganhos no canavial se devem ao efeito AgCelence, a marca da BASF para produtos que contém o ingrediente ativo F500, o qual proporciona uma cana mais saudável, produtiva e de melhor qualidade.

A BASF é uma empresa que tem como foco oferecer soluções inovadoras que vão além da proteção do cultivo.  E o fungicida Opera com tecnologia AgCelence é um exemplo, pois além de ser altamentente efetivo no controle de doenças como a ferrugem alaranjada, também auxilia no aumento da produtividade e rentabilidade, os principais desafios para o setor sucroenergético“, ressaltaLeandro Pessente, gerente de Marketing de Cana da BASF.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024