BASF dá dicas de manejo para a sarna da macieira

Dependendo da severidade da doença, ocorre rachadura, deformação e queda prematura dos frutos

10.10.2017 | 20:59 (UTC -3)
Manoela Machado

A primavera começou e é nessa estação do ano que o produtor deve reforçar os cuidados no seu pomar de maçãs. Para assegurar uma boa produção é necessário estar atento à incidência de uma das doenças mais severas do cultivo: a sarna da macieira. Pensando nisso, a BASF preparou algumas dicas que podem auxiliar na produtividade da cultura de maçã. 

Agente causador

A sarna da macieira é causada pelo fungo Venturia inaequalis.

Incidência x clima

A doença é mais frequente em regiões produtoras onde a primavera e verão são mais úmidos e as temperaturas amenas e, se não for corretamente controlada pode inviabilizar o cultivo. Essas características são comuns principalmente nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande Sul, os maiores produtores de maçã do Brasil.

Sintomas

Os sintomas da sarna da macieira podem aparecer desde o início da brotação e são verificados nas folhas, pecíolos, flores e frutos. Nas folhas novas, por exemplo, há o aparecimento de pequenas manchas de coloração verde-oliva que evoluem adquirindo um aspecto aveludado na cor cinza e formato circular. 

Danos

Dependendo da severidade da doença, podem ocorrer rachaduras, deformações e a queda prematura dos frutos. Em alguns casos as lesões são imperceptíveis e se desenvolvem durante o armazenamento das frutas nas câmaras frigoríficas.

Controle

O manejo químico com fungicidas é a maneira mais eficiente para controlar a sarna da macieira.  É importante, também, rotacionar fungicidas com distintos mecanismos de ação.

Entre as cultivares mais plantadas comercialmente, Gala, Fuji e Golden Delicious, são as mais suscetíveis a essa doença. Para obter um bom controle da sarna é fundamental fazer o manejo com fungicidas protetores e específicos, pois além de contribuírem para o retardamento do aparecimento da resistência do fungo, aumentam a eficiência de controle, conforme constatado em vários trabalhos de pesquisa no sul do Brasil.

Manejo de resistência

Para evitar os problemas de resistência do fungo nos pomares é importante fazer o tratamento com ureia a 5% para redução do inóculo inicial do patógeno, utilizar o quebra-vento e equipamentos de pulverização adequados e calibrados, fazer uso de variedades tolerantes ou resistentes e aplicar fungicidas na dose recomendada e no momento certo. Além de fazer a poda e assegurar a nutrição equilibrada da planta.

Portfólio BASF

“A BASF possui um portfólio completo para o manejo da sarna da macieira e de outras importantes doenças da maçã. Destaque para os fungicidas Delan e Orkestra SC, que além de controlar uma das principais doenças do cultivo, contribui para que os frutos tenham um alto teor de cálcio, proporcionando um maior período de armazenagem das maçãs”, comenta Rodrigo Pifano, gerente de Marketing Hortifrúti da BASF.     

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024