​Basf lança Ativum EC, novo fungicida para o controle da ferrugem-asiática na soja

Produto é voltado para o manejo de resistência

06.07.2016 | 20:59 (UTC -3)
Tacila Marcondes Hamati

Na próxima safra de soja, que começará em setembro deste ano, o produtor rural poderá contar com mais uma solução desenvolvida pela Basf. O fungicida Ativum EC é um produto de alta eficiência no controle da ferrugem-asiática e de outras doenças da soja.

A primeira ocorrência de ferrugem-asiática no Brasil aconteceu no ano de 2001, na região oeste do Paraná. Desde então, o fungo se espalhou por todas as regiões produtoras de soja do Brasil. O Consórcio Antiferrugem, plataforma de monitoramento da doença no país, identificou na safra 15/16, 460 focos de ferrugem asiática. Levantamento da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) afirma que se o manejo não for feito da maneira correta, a ferrugem-asiática poderá causar perdas de 30% na produção brasileira de soja até 2025.

"Preocupada com a sanidade das lavouras de soja e a produtividade do agricultor, a BASF oferece ao mercado agrícola um novo fungicida foliar, com triplo modo de ação que proporciona um excelente controle de ferrugem-asiática e outras importantes doenças, além de auxiliar no manejo de resistência dos fungos", destaca Elias Guidini, gerente de Marketing da BASF para a Cultura da Soja no Brasil.

O Ativum EC é muito versátil e efetivo nas diferentes fases da cultura da soja. A solução inovadora da Basf contribui para uma produção mais sustentável nas lavouras. "Em áreas demonstrativas, a utilização do fungicida Ativum EC na safra 2015/2016, combinado a outros produtos Basf, resultou em uma produtividade de 3 sacas a mais por hectare em relação às áreas que fizeram outro manejo", comemora Guidini.

O fungicida ainda é recomendado para o controle da ferrugem-tropical no milho, mancha-amarela e ferrugem-da-folha no trigo, entre outras culturas.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024