Bayer apresenta herbicida Alion no 16º Enfrute

Produto traz um novo conceito no manejo de plantas daninhas

23.07.2019 | 20:59 (UTC -3)
Eloisa Rangel

A cidade de Fraiburgo (SC) recebe entre hoje (23/07) e a próxima sexta-feira (25/07), a 16ª edição do Encontro Nacional sobre Fruticultura de Clima Temperado (Enfrute). O evento, que é palco para a apresentação de novas tecnologias para o segmento, conta com a participação da Bayer, que exibirá soluções integradas para o manejo na produção de frutas.

Quem passar pelo estande da Bayer, conhecerá o Alion, herbicida pré-emergente de residual prolongado, que atua diretamente no solo inibindo a germinação e emergência de plantas daninhas de difícil controle tanto de folhas largas, quanto de folhas estreitas. “Essa solução pertence a um novo grupo químico que proporciona ao produtor rural uma lavoura livre da matocompetição com um número reduzido de aplicações. É mais sustentabilidade no campo”, revela o representante técnico da Bayer, Jean Sabini. 

“Ao retirar as plantas que competem por água, nutrientes, espaço e luz com o cultivo, a produtividade por hectare tende a aumentar”, observa Sabini. “Os resultados influenciam positivamente nos custos de produção, pois menos aplicações representam menos uso de combustível e de mão de obra, além de frutos com melhor qualidade no final do processo. Além disso, a utilização deste herbicida ajuda a otimizar o tempo na fazenda, pois permite que o produtor rural utilize a mão de obra para desenvolver outras atividades na propriedade”, explica.

Regulador de crescimento Bayer

Outro destaque da Bayer para a 16ª edição do Enfrute é o Ethrel, produto destinado à cultura da maçã e que atua como regulador de crescimento. O principal objetivo desta solução é controlar a quantidade de frutos das macieiras, dando condição para que as árvores possam produzir melhores frutas e com mais qualidade. “À medida em que a árvore floresce, alguns galhos podem gerar mais frutos do que podem suportar, assim provocando competição por nutrientes. Sendo que com Ethrel é possível oferecer disponibilidade de nutrientes, com números mais adequados de frutos, diminuindo a alternância de produção entre as safras, pois as plantas ficam com reservas adequadas para iniciar o próximo ciclo”, esclarece Sabini.

Segundo o especialista, quando o produtor percebe o excesso de frutos, é comum que ele adote a prática do raleio. “Ao pulverizar o Ethrel, a seleção é estimulada e desta forma, o agricultor tem mais economia de tempo e mão de obra”, aponta. Esta seleção, além de deixar os melhores frutos na árvore, também visa garantir a quantidade que os galhos conseguem suportar e nutrir adequadamente.

Para maior comodidade e segurança na produtividade é possível aplicar o Ethrel entre 5mm e 20mm do fruto, o que proporciona uma janela de uso maior, trazendo flexibilidade para o manejo do raleio.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024