Bayer divulga investimentos na ordem de € 2,3 bi em pesquisa

Empresa anuncia nova molécula de herbicida em fase inicial de desenvolvimento. É a primeira novidade com ação pós-emergente para controle de plantas daninhas nos últimos 30 anos

14.02.2020 | 20:59 (UTC -3)
Manoela Machado

A Bayer anuncia os avanços em seu portfólio de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) para a divisão agrícola no mundo. Com investimentos na ordem de 2,3 bilhões de euros, a companhia realizou no último ano mais de 55 avanços em pesquisa e colocou à disposição de agricultores em todo o mundo mais de 450 híbridos de milho, variedades de soja, algodão, frutas e vegetais. Com um valor de vendas estimado em torno de 30 bilhões de euros, a Bayer tem o pipeline que converte continuamente seu investimento em novas soluções para que os agricultores possam fazer frente aos seus desafios.

"Na Bayer, nossa motivação é ajudar a resolver desafios complexos. Na agricultura, isso significa ajudar a alimentar o planeta, preservando os recursos naturais. Agricultores com operações de todos os portes precisam de inovação não apenas para produzir alimentos de qualidade e em quantidade suficiente, mas também de maneira sustentável" disse Liam Condon, membro do Conselho Administrativo da Bayer e presidente da Divisão Crop Science. "Nossos colaboradores estão unidos em torno dessa meta e nosso pipeline está permitindo cumpri-la."

Novo herbicida

A Bayer anunciou o lançamento de uma molécula de herbicida, que é o primeiro novo modo de ação pós-emergência para controle de plantas daninhas, para operações em larga escala, criado nos últimos 30 anos. Modos de ação múltiplos para o controle de plantas daninhas são importantes para o manejo da resistência a herbicidas e para viabilizar práticas que ajudem a sequestrar gases de efeito estufa, como plantio direto.

A descoberta de novos modos de ação de herbicidas tem sido um desafio para a indústria. A molécula está em fase de desenvolvimento inicial e, em pesquisas preliminares, demonstrou o controle efetivo de importantes gramíneas resistentes.

O trabalho representa mais um passo em direção ao compromisso de longo prazo da Bayer de investir aproximadamente 5 bilhões de euros em métodos adicionais para o combate de plantas daninhas nas próximas décadas. A descoberta dessa molécula está sendo complementada pela identificação e desenvolvimento de uma biotecnologia correspondente para tolerância a herbicidas.

span

A Bayer também anuncia que as abordagens de melhoramento genético e biotecnologia para criar o milho de baixa estatura estão avançando para a Fase 3, além de apresentar um terceiro caminho para este milho: um projeto que está em Fase de Descoberta e que foi aprovado nas provas de conceito por meio da edição genética.

Espera-se que o milho de baixa estatura da Bayer forneça benefícios de sustentabilidade ambiental por meio de uma mudança transformacional na flexibilidade do manejo de culturas. Como ele é vários centímetros mais baixo que o milho híbrido cultivado atualmente, este conceito de produto permite que os agricultores tenham melhor acesso durante a safra de cultivo para aplicações precisas de insumos, como nitrogênio, que podem ser feitos quando a planta mais precisa.

Alguns híbridos de milho de baixa estatura também podem ser plantados em espaços mais próximos, permitindo maior produção na mesma quantidade de terra e, potencialmente, reduzindo a necessidade de terra e água. A estatura mais baixa também ajudará a melhorar a estabilidade, incluindo uma melhor tolerância ao green snap (ocorre quando hastes de milho se alongam rapidamente e são sujeitas a ventos fortes) e ao quebramento do colmo, ajudando a reduzir a perda de colheitas devido a condições ambientais difíceis, como ventos fortes em condições climáticas extremas.

span

A soja XtendFlex, a próxima geração de controle de ervas daninhas para a soja, está avançando para a fase de lançamento nesta primavera nos EUA, dependendo das aprovações regulatórias. Este produto tem como base a soja Roundup Ready 2 Xtend e acrescenta tolerância a outro herbicida, o glufosinato. Além da XtendFlex, a Bayer avançou os traits tolerantes a herbicidas de soja de quarta e quinta geração, com tolerâncias para seis classes de herbicidas que deverão ser lançadas até 2030.

strong

A agricultura é heterogênea, toda combinação de produtos deve ser adaptada para atender às necessidades do campo de cada cliente. As ferramentas digitais aprofundam a compreensão dessas necessidades, acelerando a capacidade da Bayer de ajudar os agricultores com seus desafios individuais.

A plataforma de agricultura digital Climate FieldView encontra-se agora disponível em mais de 20 países. Hoje, mais de 38 milhões de hectares em todo o mundo estão conectados ao FieldView.

A primeira oferta do gênero, o Seed Advisor capacita os revendedores de sementes com um modelo preditivo que combina a biblioteca proprietária de genética de sementes com dados regionais de desempenho de sementes, que ajuda a prever os híbridos com melhor desempenho para cada um dos campos de um determinado agricultor. Os testes de desempenho feitos entre 2017 e 2019 demonstraram uma vantagem contínua de rendimento de 7 a 10 sacas por hectare em testes de campo com agricultores. As expansões pré-comerciais planejadas para 2021, incluem outros três estados que aumentam ainda mais o número de hectares de milho nos EUA.

Na América do Sul, as Prescrições Avançadas de Sementes estão permitindo ampliar o potencial de produtividade usando dados históricos de campo ou imagens de saúde de solo, combinados com os resultados de testes de campo proprietários da Bayer, para fornecer prescrições de plantio de densidade do milho de taxa variável, adaptadas às suas metas de rendimento ou lucratividade. Experiências recentes demonstraram um benefício médio de rendimento de 3,5 sacas por hectare em todo o Brasil e Argentina.

A vantagem do melhoramento genético da Bayer é o resultado de técnicas acrescidas de ciência de dados e plataformas de análise digital, em conjunto com a biblioteca de germoplasma. Novas aplicações de machine learning e inteligência artificial continuam a melhorar a velocidade e a escala, e que permite à companhia ofertar produtos que atendam às necessidades de cada agricultor.

A identificação dos melhores produtos possíveis no estágio inicial do pipeline possibilita testes de campo mais abrangentes, em diversas condições, além do levantamento de informações mais valiosas sobre os produtos ao longo de seu desenvolvimento. Esses dados são a base para o sucesso dos novos híbridos e das variedades que a companhia leva aos agricultores todos os anos. 

em

A Bayer se concentra em produzir mais por hectare, reduzindo o impacto ambiental da agricultura e permitindo decisões mais precisas por meio de dados. O compromisso da empresa com a sustentabilidade inclui disponibilizar a inovação e torná-la aplicável a agricultores com operações de todos os tamanhos, em todo o mundo.

A Tecnologia ThryvOn da Bayer, um evento para o controle de lygus e tripes no algodão, deverá ser lançada em 2021, dependendo da aprovação regulatória. A previsão é de que a Tecnologia ThryvOn agregue valor aos agricultores, apoiando o crescimento saudável das plantas e ajudando a proteger o potencial de produção contra pragas que, até agora, não podiam ser gerenciadas por meio da biotecnologia. Os avanços nos eventos de proteção a insetos reduzem a necessidade de aplicações de inseticidas foliares e melhoram a produtividade por hectare.

As soluções atuais de proteção de culturas zelam pelo compromisso em aprimorar o portfólio da empresa - incluindo formulações avançadas, padrões de segurança mais rígidos e maior eficácia. Um exemplo é a tecnologia iblon, um novo fungicida para cereais. O trigo tratado com iblon excedeu os padrões de mercado em rendimentos, 2,2% mais altos em média, permitindo que os agricultores fossem mais eficientes e sustentáveis em todos os níveis de seus negócios.

"Estamos convertendo P&D em soluções que aumentam a produtividade para agricultores, criando valor e reduzindo o uso de insumos necessários para produzir uma colheita", diz Bob Reiter, Head de P&D da Divisão Crop Science. "Graças à nossa liderança em plataformas tecnológicas, a Bayer encontra-se em uma posição melhor para descobrir, combinar e adaptar soluções - atendendo a necessidades e buscando novas maneiras de cultivo - e isso é uma vitória para os agricultores, consumidores e para o nosso planeta".

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024