Bayer e Cefetra se unem para certificar 17 fazendas brasileiras de soja

Programa Soja Responsável da Cefetra (CRS) possibilita os produtores atender aos atributos necessários para exportação da soja.

19.10.2017 | 21:59 (UTC -3)
Patricia Mitsumoto

Expandir o mercado de soja a partir de boas práticas agrícolas, com responsabilidade ambiental e social, é o que o produtor vem almejando. A partir deste pensamento, a Bayer e a gestora holandesa de cadeia de suprimentos agrícolas Cefetra, parte do grupo BayWa, estabeleceram uma parceria com o objetivo de apoiar o produtor a implementar boas práticas e impulsionar a produtividade e a eficiência com base nos princípios da agricultura sustentável. Como resultado deste trabalho, 17 fazendas brasileiras na região do Mato Grosso conquistaram a certificação Soja Responsável da Cefetra (CRS), comprovando que eles alcançaram os requisitos de sustentabilidade do mercado internacional, especialmente para a indústria alimentar europeia.

Nesta iniciativa, a Cefetra tem diagnosticado e conduzido auditorias para proporcionar aos agricultores a oportunidade de obter uma certificação de alto nível que atenda os requisitos dos fabricantes europeus de rações para a utilização sustentável da soja. A Bayer oferece apoio aos agricultores por meio de seus serviços e, em particular, o Programa Valore, quando necessário, para fazer ajustes específicos a fim de obter a certificação para a produção responsável de soja.

De acordo com Paulo Jerônimo, gerente de Clientes da Bayer para a região Sul do Mato Grosso da Bayer, a empresa visa promover princípios e práticas de agricultura sustentável, integrar o sucesso econômico à responsabilidade ambiental e social, e conectar os produtores aos mercados que valorizam produtos com elevados padrões internacionais. "Em 2016, o programa foi implementado em 31 fazendas. Destas, 17 receberam a certificação. No total, 390 mil toneladas de soja foram certificadas em 122 mil hectares."

A certificação traz diversos benefícios, como o diagnóstico da gestão administrativa, econômica, social e ambiental das fazendas e a valorização da soja por meio do recebimento de créditos de certificação. Jerônimo comenta que mais do que o benefício financeiro ou ambiental, a certificação também comprova boas práticas em relação à qualidade de vida, redução de acidentes e produtividade dos que trabalham nas propriedades. Além de ser uma segurança para a sustentabilidade do negócio, atendendo às novas exigências do mercado de exportação para os sojicultores brasileiros.

"A Cefetra sempre foi uma empresa líder em produção certificada de soja responsável e quer continuar a cumprir este papel no futuro. A empresa concentra-se em parcerias de longo prazo com os agricultores para obter a certificação conforme as normas de padrões elevados. Dessa forma, este programa com a Bayer tem demonstrado ser um sucesso, proporcionando que o Cefetra tenha acesso aos agricultores por meio do Programa Valore da Bayer, e fornece aos agricultores uma conexão com a indústria alimentar europeia", afirma Roel Baakman, especialista em sustentabilidade e nutrição animal da Cefetra.

Para a safra 2017/18, a Bayer e Cefetra pretendem expandir o programa para outras regiões e assim recertificar os produtores que alcançaram a certificação na safra passada. "A ideia principal é aproximar produtores dos parceiros, e apresentar os benefícios da certificação para ambos", finaliza Jerônimo. Para mais informações, acesse http://www.youtube.com/watch?v=7LkfAhnCHPc&list=PLxBxiy5rB4scHruQtKIm7h3jU8BDabdhe&index=1

Programa Valore - O Valore apoia o produtor rural para incorporar boas práticas agrícolas garantindo assim a conexão entre produtividade, rentabilidade e responsabilidade socioambiental. Ele está alinhado com as principais certificações internacionais apoiando produtores a alcançar a certificação de seu interesse em soja, milho, cana de açúcar, café e frutas e vegetais. Um dos objetivos do programa é agregar valor à cadeia produtiva e assegurar a competitividade do produtor brasileiro, mediante ao acompanhamento rigoroso do processo de produção agrícola, além dar apoio e prepará-lo para atender à crescente demanda do mercado consumidor por produtos éticos e responsáveis.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024