Bayer e Octante disponibilizam uma nova forma de financiamento ao produtor

Em tempos de recessão econômica, o agronegócio é um dos poucos setores que mantêm dados de crescimento ...

05.04.2016 | 20:59 (UTC -3)
S2Publicom – Assessoria de Imprensa

Em tempos de recessão econômica, o agronegócio é um dos poucos setores que mantêm dados de crescimento positivo. Ainda que sejam baixos, esses resultados proporcionam um fôlego para o superávit nacional. Para não deixar esse motor parar, os agricultores buscam meios de financiamento da sua produção e driblam esse cenário de recessão de crédito. Por isso, a Bayer, juntamente com a empresa Octante, estruturou um programa para financiamento de distribuidores e produtores rurais, por meio da emissão de Certificados Recebíveis Agrícolas, o CRA.

Com o CRA, pessoas físicas investem seus recursos em um título de renda fixa de baixo risco e bons rendimentos, enquanto os produtores recebem créditos a juros baixos. “Esse tipo de investimento é benéfico uma vez que é isento de imposto de renda para pessoas físicas. Por esta razão, estão olhando com muito mais atenção para o mercado de crédito privado", explica Martha de Sá, sócia-diretora da Octante Securizadora. Na primeira emissão feita pela Bayer, a oferta foi de R$ 107 milhões em CRAs, contudo a demanda dos investidores foi 37 vezes maior, de cerca de R$ 4 bilhões.

A Bayer atua como o Agente Administrativo do CRA, é responsável pela formalização dos lastros, pelo monitoramento das lavouras e pela cobrança de eventuais créditos inadimplidos. “Nosso objetivo é estar ao lado do agricultor viabilizando o financiamento de soluções inovadoras que agreguem valor e alta produtividade até a safra 2017/2018", afirma Bianca Paiva, gerente de Operações Estruturadas da Bayer. O primeiro projeto contou com a participação de 1.620 investidores, sendo 1.602 pessoas físicas.

De acordo com Bianca, o maior desafio do projeto é o entendimento do mercado de capitais pelos produtores e participantes do setor do agronegócio. “Queremos, a cada ano, ajustar a estrutura às diferentes necessidades dos produtores e distribuidores e tornar o CRA uma das principais fontes de financiamento ao setor", diz Martha sobre o futuro do projeto. Com o CRA a Bayer reforça o seu compromisso de estar junto com o produtor rural trazendo mais do que inovações em produtos, mas também em serviços que auxiliem na sustentabilidade do agronegócio nacional.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024