NOTÍCIAS

Bayer e Fair Planet renovam compromisso para melhorar acesso a sementes na Etiópia

O projeto “Bridging the Seed Gap” na Etiópia facilita o acesso dos pequenos agricultores às sementes de variedades vegetais de alta qualidade.

A Bayer renovou seu compromisso com o projeto “Bridging the Seed Gap” por cinco anos. O projeto, desenvolvido pela organização sem fins lucrativos Fair Planet, facilita o acesso dos pequenos agricultores às sementes de variedades vegetais de alta qualidade, adequadas às condições locais de cultivo. Treinamento adicional sobre como usar essas sementes de forma sustentável e com mudanças mínimas nas práticas tradicionais de produção ajuda os agricultores a melhorar suas rendas com base em safras significativamente melhores. O aumento da renda abre as portas para uma melhor educação e um futuro próspero para a próxima geração.

A colaboração entre a Bayer e a Fair Planet teve início em 2015 e apoiou a criação de três Centros de Excelência Vegetal, onde variedades de sementes mais adequadas às condições da Etiópia foram identificadas e avaliadas. Sob o acordo renovado, a Bayer fornecerá à Fair Planet, gratuitamente, variedades híbridas de sementes de alta qualidade e conhecimento agronômico de seus recém-adquiridos negócios de sementes de hortaliças De Ruiter e Seminis.

“Como empresa líder no setor agrícola, apoiamos a agricultura de pequena escala em todo o mundo”, explica o Chefe de Melhoramento e Teste de Sementes Vegetais para a região da Europa, Oriente Médio e África na Bayer, VK Kishore. “Os pequenos agricultores podem ter um impacto exponencial na erradicação da fome. Através do projeto ‘Bridging the Seed Gap’, pequenos agricultores podem ajudar suas comunidades para que as áreas mais rurais possam prosperar. Parabéns à Fair Planet por tudo o que conseguiram até agora na Etiópia”.

Fundador e Gerente de Operações da Fair Planet, Dr. Shoshan Haran: “A Fair Planet está entusiasmada com a continuação da parceria com a Bayer e a adição das variedades de sementes De Ruiter e Seminis à nossa plataforma de sementes de ajuda aberta. Os resultados de nosso programa conjunto são surpreendentes: identificamos cinco variedades de hortaliças que podem aumentar em cinco vezes a produtividade das culturas dos agricultores, ao mesmo tempo em que melhoram a qualidade e a comercialização dos produtos”.

Juntamente com a Universidade de Haramaya e o Ministério da Agricultura da Etiópia, a Fair Planet desenvolveu um modelo de extensão único e treina centenas de agricultores por meio de um conceito de “treinar o treinador” a cada ano para melhorar a produtividade e a lucratividade da fazenda. De acordo com a Fair Planet, até hoje, mais de 50.000 famílias de pequenos agricultores nas regiões do projeto produziram mais alimentos devido à melhores sementes e práticas agrícolas. Isto levou a uma melhor segurança alimentar e uma nutrição mais saudável para suas famílias. Os agricultores estão mudando gradualmente da agricultura de subsistência para um modo de operação do agronegócio, o que contribui para o crescimento econômico sustentável para eles e suas famílias, beneficiando mais de 250 mil pessoas.

A íntegra do comunicado em inglês está disponível aqui.

ver mais notícias
CADASTRO DE NEWS
  • Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura