Bayer lança as primeiras variedades de soja com a tecnologia Intacta 2 Xtend

As sementes serão comercializadas pela marca Monsoy e estarão disponíveis para a safra 2021/2022

16.11.2020 | 20:59 (UTC -3)
Eloísa Rangel

Monsoy lança no Brasil as primeiras variedades com a tecnologia Intacta 2 Xtend (i2x), terceira geração de biotecnologia. "Essas novas sementes transgênicas têm alta eficiência contra lagartas e permitem que os sojicultores possam fazer amplo controle de plantas daninhas. Tudo isso, evidentemente, aliado às boas práticas agrícolas, que são fundamentais para o manejo inteligente", explica Antonio Everaldo, líder comercial da Monsoy.

Para a próxima safra*, a Bayer disponibilizará três variedades com a biotecnologia Intacta 2 Xtend e outras duas específicas para Refúgio Xtend, que também são tolerantes ao herbicida dicamba, para o manejo de plantas daninhas. "As novas variedades para refúgio também oferecem altas produtividades e ajudam na manutenção da tecnologia Bt. Além do dicamba, essa tecnologia permanece mantendo a tolerância ao glifosato", explica o especialista.

A novidade para o maior Estado produtor da commodity no Brasil, o Mato Grosso, é chamada M 8220 i2x, cujos pontos fortes são: excelente potencial produtivo; arquitetura de planta ereta e boa sanidade foliar. "Além da mancha alvo, essa variedade também apresenta bom comportamento à campo com relação às principais doenças que afetam a cultura da soja, como antracnose, mancha olho de rã e macrophomina. As variedades com a tecnologia Intacta 2 Xtend tem maior espectro de pragas, protegendo a semente contra os danos de insetos e permitindo o uso do herbicida dicamba, que é um grande aliado do agricultor na hora de evitar a matocompetição", ressalta Everaldo.

Complementando o portfólio para o território mato-grossense, outro destaque é a variedade para refúgio M 8323 XTD, que tem ampla adaptação e alta performance em todo o Estado. 

"Importante reforçar que a adoção de refúgio é a prática mais importante da estratégia que tem como objetivo principal retardar o desenvolvimento de resistência de pragas à tecnologia Bt (Bacillus thuringiensis). Isso significa que o plantio de sementes sem a tecnologia Bt em no mínimo 20% da área total do talhão é fundamental para que os sojicultores continuem tendo altas produtividades nas próximas safras", enfatiza o especialista.

Para as regiões norte e oeste do Paraná, a Monsoy apresenta a variedade M 6110 i2x, que tem pacote sanitário robusto; sanidade foliar; além de ciclo precoce ajustado para essas áreas. "A M 6110 i2x chama a atenção pela produtividade, mas também pela excelente performance frente à mancha alvo, que é uma doença que preocupa muito os sojicultores neste Estado. Além disso, em áreas de altitude, o potencial produtivo é ampliado", pontua Everaldo.

Ainda com foco nestas localidades, a Monsoy recomenda a variedade M 6100 XTD para plantio de refúgio. Para a nova fronteira agrícola do Brasil, popularmente chamada de Matopiba (Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia), os destaques são: a variedade M 8606 i2x, que tem alto potencial produtivo e grau de maturação ajustado às condições de plantio do norte do País (principalmente Maranhão, Piauí e Tocantins); e a variedade M 8220 i2x, que é indicada para o oeste da Bahia, Piauí e Maranhão.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024