NOTÍCIAS

Bayer lança inseticida contra o bicho mineiro em café

Maia detalhou características do inseticida

A Bayer acaba de lançar o inseticida Sivanto Prime, indicado para o controle do bicho mineiro na cultura do café. O produto possui Ingrediente ativo Flupiradifurona e faz parte do   grupo químico Butenolida. Um dos principais diferenciais reside na flexibilidade de aplicação em cafeeiro, uma vez que pode ser utilizado tanto na folha como no solo. 

Trata-se de uma nova mólecula com investimento estimado entre 180 e 200 milhões de euros, cujo tempo de pesquisa totaliza em média 15 anos. Antes do lançamento no Brasil a Bayer  realizou monitoramento via software de 48 áreas cafeeiras em um total de aproximadamente 48 mil hectares, em regiões do Triangulo Mineiro, Alto Paranaiba, Mogiana e Alta Paulista. De acordo com o fabricante, nestas experimentações o uso do produto permitiu redução das ninfas vivas em quase 100%. O bicho mineiro é praga extremamente importante e uma das principais que atacam a cultura do café. Causa minas nas folhas, que ficam enfraquecidas e caem. O prejuízo pode alcançar 80% de perdas.

Segundo o gerente de Marketing para Frutas e Vegetais da Bayer, Fábio Maia, o produto já está disponível no mercado e possui registro nacional, para todas as regiões produtoras do Brasil.  "O que muda é apenas o manejo, de acordo com a intensidade de pressão da praga", explicou. 
Sivanto Prime é um produto inspirado na natureza, a partir da planta Stemona japonica. Segundo o fabricante trata-se de um inseticida amigável e seletivo, que não afeta inimigos naturais, tampouco abelhas e demais polinizadores. " Butenolida  é classificado como grupo químico novo, com eficiência muito grande no controle da praga e também fundamental para o manejo de resistência", explicou Maia.

Outra vantagem do novo inseticida se refere à sustentabilidade, pela menor necessidade de entradas na lavoura para aplicações, já que pode ser utilizado tanto na folha como no solo. "O Sivanto Prime permite a economia de uma aplicação no solo", lembrou Maia.  

O produto também conta com formulação diferenciada,  com emulsificante que permite rápida penetração na planta, possibilita facilidade de mistura no tanque de aplicação e de manuseio, bem como de armazenamento.

A Bayer contava anteriormente com solução apenas para aplicação no solo contra o bicho mineiro, através do produto Premier Plus, que pode ser utilizado na rotação de inseticidas com  Sivanto Prime. Além de café, o novo produto possui registro também para citros, couve e fumo.


ver mais notícias
CADASTRO DE NEWS
  • Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura