Bayer marca forte começo operacional para o ano

Na agricultura, empresa gerou vendas de 6,444 bilhões de euros, aumento de 125,2%

25.04.2019 | 20:59 (UTC -3)
Bayer

O Bayer Group alcançou um forte começo de ano em seus negócios operacionais. "Um fator importante para este sucesso foi o nosso negócio agrícola, enquanto a indústria farmacêutica também apresentou desempenho encorajador", disse o presidente do Conselho de Administração, Werner Baumann, na quinta-feira (24/04) ao apresentar a declaração trimestral para o primeiro trimestre de 2019. 

As vendas e os lucros reportados mais do que duplicaram graças aos novos negócios agrícolas adquiridos. A indústria farmacêutica alcançou um aumento substancial nas vendas e lucros. Na Consumer Health, por outro lado, os negócios estavam abaixo do nível do ano anterior, conforme o esperado. Baumann confirmou as perspectivas de negócios para o Grupo Bayer em 2019.

A empresa também está no caminho certo com seus planos de sair do negócio de saúde animal. Após uma revisão estratégica das opções de saída nos últimos meses, o foco principal agora está em uma venda. No entanto, a Bayer também continua considerando todas as opções de maximização de valor. O trabalho de preparação e posterior preparação está em andamento.

As vendas do Grupo Bayer no primeiro trimestre aumentaram 4,1% em uma base ajustada de moeda e carteira. Para 13,015 bilhões de euros (reportado: mais 42,4%). O EBITDA antes de itens especiais avançou 44,6%, para 4,188 bilhões de euros, apesar dos efeitos cambiais negativos que diminuíram os lucros dos negócios pré-aquisição da Bayer em 110 milhões de euros. O EBIT caiu 15,6%, para 1,950 bilhão de euros, após despesas especiais líquidas de 1.050 bilhões de euros (1º trimestre de 2018: 78 milhões de euros). Os principais encargos envolvidos foram um total de 492 milhões de euros relativos à aquisição e integração da Monsanto e 393 milhões de euros referentes à reestruturação anunciada.

O lucro líquido diminuiu em 36,5%, para 1,241 bilhão de euros devido a altas taxas especiais. Por outro lado, o lucro por ação subiu 13,8 por cento, para 2,55 euros, apesar do aumento do número de ações. O fluxo de caixa livre da Bayer quase dobrou para 508 milhões de euros. A dívida financeira líquida em 31 de março de 2019 aumentou para 36,740 bilhões de euros, 3,0% acima de 31 de dezembro de 2018, devido aos efeitos cambiais negativos e à primeira aplicação do IFRS 16, o novo padrão de arrendamento.

A Crop Science mais do que dobra os lucros graças à aquisição da Monsanto

No negócio de agricultura (Crop Science), a Bayer gerou vendas de 6,444 bilhões de euros, um aumento de 125,2% em uma base reportada. O aumento de 5,5% após o ajuste das mudanças de moeda e portfólio foi impulsionado pelo crescimento nas regiões da América Latina e América do Norte, com os efeitos dos contratos de serviço com a Basf também aparentes em ambas as regiões. As vendas também aumentaram ligeiramente na região Europa / Oriente Médio / África em uma base ajustada de moeda e carteira. Por outro lado, as vendas caíram ligeiramente na Ásia / Pacífico após o ajuste para efeitos de moeda e portfólio.

Em uma base pro forma, com as vendas apresentadas como se a aquisição da Monsanto e os desinvestimentos associados já tivessem ocorrido a partir de 1º de janeiro de 2017, as vendas de Ciências da Cultura ficaram estáveis em relação ao ano anterior após o ajuste dos efeitos cambiais (menos 0,2%). As vendas avançaram em Herbicidas e Inseticidas em uma base ajustada à moeda, enquanto a entidade de outros negócios registrou um crescimento particularmente forte, impulsionado por um aumento na participação de mercado de algodão em caroço nos Estados Unidos e no Brasil. Os negócios no Corn Seed & Traits foram compatíveis com o nível do ano anterior. A Semente & Traits de Soja registrou a queda mais acentuada, com desempenho retraído pelas mudanças na demanda em trimestres anteriores na América Latina e por menores áreas e maior pressão competitiva na América do Norte.

O EBITDA antes de itens especiais da Crop Science aumentou 122,8% para 2,322 bilhões de euros. Esse aumento foi atribuído principalmente à contribuição de ganhos do negócio recém-adquirido. A ausência da contribuição de ganhos das empresas alienadas para a Basf teve um efeito oposto. Os ganhos também foram reduzidos pelos efeitos cambiais negativos de 67 milhões de euros para os negócios da pré-aquisição da Bayer.

Em 11 de abril de 2019, processos judiciais de aproximadamente 13.400 demandantes haviam sido cumpridos nos Estados Unidos em conexão com o glifosato de defensivos agrícolas. A Bayer continua acreditando que possui defesas meritórias e pretende se defender vigorosamente em todos esses processos.

Bayer confirma perspectiva para 2019

A Bayer confirmou suas previsões para 2019 com base nas taxas de câmbio de 2018. Para 2019, a empresa espera que as vendas atinjam cerca de 46 bilhões de euros. Isso corresponde a um aumento de aproximadamente 4%. A Bayer está buscando um aumento no EBITDA antes de itens especiais para aproximadamente 12,2 bilhões de euros, enquanto o lucro básico por ação é visto subindo para aproximadamente 6,80 euros. As projeções para os segmentos também permanecem inalteradas em relação às divulgadas no Relatório Anual de 2018. Essas metas não levam em conta os planos para sair da unidade de negócios de Saúde Animal, despir as marcas Consumer Health Coppertone e Dr. Scholl’s, e vender a participação de 60% no provedor de serviços de site alemão Currenta.

A íntegra do comunicado em inglês está disponível aqui

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024