NOTÍCIAS

Bayer oferece treinamentos de boas práticas agrícolas

Nos últimos meses, os impactos da pandemia do novo coronavírus começaram a estabelecer novas formas de relacionamento no mundo todo. Diante deste cenário e, também, ciente de que, o agronegócio precisa manter suas atividades, a Bayer oferece treinamentos online sobre boas práticas agrícolas para produção de alimentos. Desenvolvido em aliança com o Global G.A.P. e disponibilizado em parceria com o Instituto Interamericano para Agricultura (IICA), os conteúdos virtuais BayG.A.P. estão disponíveis em três idiomas - inglês, espanhol e português - e já capacitaram cerca de 4 mil agricultores em 23 Países. Para ter acesso ao treinamento, basta acessar o site e fazer o cadastro.

"Neste contexto em que estamos vivendo, o formato online democratiza o acesso à informação, especialmente, porque chega a pequenos e médios agricultores. Outro grande benefício é o fato de os vídeos funcionarem como uma preparação para aqueles que desejam obter importantes certificados internacionais, como do Global G.A.P., que é um pré-requisito para exportação de frutas e vegetais para diversos mercados", afirma Igor Oliveira, Coordenador de Serviços e Cadeia de Valor da Bayer.

As videoaulas permitem que os produtores e trabalhadores rurais possam se atualizar sem sair de casa. As sessões são divididas em 12 módulos, que abordam temas importantes, entre eles o uso seguro de insumos, manejo integrado de pragas e doenças, rastreabilidade e o alinhamento com as principais normas nacionais e internacionais - como o programa do governo brasileiro de Produção Integrada.

No Brasil, o curso de rastreabilidade foi adaptado à realidade do País, com atenção às principais exigências legais e regulamentares em vigor que, desde agosto de 2019, passou a ser um dos principais requisitos para os produtores de frutas e hortaliças frescas. "Por meio da parceria com a Bayer, a ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados) é responsável por promover o treinamento e estimular também a participação de integrantes da cadeia varejista. "Nosso objetivo é que as frutas e hortaliças in natura, destinadas ao consumidor brasileiro, sejam rastreadas- desde a produção até o consumidor final e que o produtor esteja preparado para fazer esta rastreabilidade. Acreditamos que essas iniciativas são essenciais para garantir alimentos seguros e saudáveis à mesa dos brasileiros", explica Oliveira.

A ação é uma iniciativa da Bayer junto com mais de 20 empresas globais e locais da cadeia de alimentos. O programa facilita o acesso aos mercados locais, regionais e internacionais, oferecendo diferentes serviços educacionais que suportam os agricultores em todo o mundo.

"A parceria entre a Bayer e o IICA tem como foco o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida e das condições produtivas dos produtores rurais. Um dos resultados práticos desta união é criação e oferta deste curso. Com ele, conseguimos avançar a nossa ação no meio rural, apoiando diretamente os trabalhadores que, com a capacitação, poderão se adequar às novas regras e às boas práticas adotadas globalmente", avalia o representante do IICA no Brasil encarregado, Christian Fischer.

ver mais notícias
CADASTRO DE NEWS
  • Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura