Bayer projeta ações de sustentabilidade para 2020

Empresa pretende tornar-se neutra em carbono em suas próprias operações até 2030

10.12.2019 | 20:59 (UTC -3)
Bayer

A Bayer anunciou hoje um conjunto de medidas abrangentes de sustentabilidade e novos compromissos a partir de 2020. De acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e o Acordo de Paris, a empresa estabeleceu metas a serem alcançadas até 2030. “Ao tornar a sustentabilidade uma parte ainda mais forte de nossa estratégia e operações, buscamos obter retornos em longo prazo e gerar um impacto positivo para a sociedade e o meio ambiente ”, afirma o Presidente do Conselho de Administração da Bayer AG, Werner Baumann.

O mundo enfrenta coletivamente um desafio sem precedentes para garantir que uma população mundial em crescimento e envelhecimento tenha a chance de prosperar enquanto usa os recursos do planeta de maneira mais sustentável. “A escala de nossos negócios cria responsabilidade e oportunidade para agirmos. É por isso que agora estamos intensificando significativamente nossos esforços de sustentabilidade ”, afirma Baumann.

A Bayer monitorará e reportará as metas de sustentabilidade com o mesmo rigor que suas metas financeiras. Os objetivos serão integrados nos processos de tomada de decisão e na remuneração da gerência. Além disso, a Bayer estabelecerá um Conselho de Sustentabilidade independente, composto por especialistas externos em sustentabilidade. Assessorando o Conselho de Administração, o conselho monitorará e desafiará o desenvolvimento dos esforços de sustentabilidade da Bayer. Os esforços crescentes da Bayer foram projetados para ajudar mais pessoas a prosperar e fazer o uso mais eficiente dos recursos naturais. Por isso, a Bayer define os seguintes objetivos detalhados:

Apoiar centenas de milhões de pequenos agricultores através do acesso à saúde e nutrição

Até 2030, a Bayer pretende apoiar 100 milhões de pequenos agricultores em países de baixa e média renda, fornecendo acesso a mais inovações, conhecimentos e parcerias. O apoio da Bayer ajudará a aumentar o suprimento local de alimentos e reduzir a pobreza nas comunidades rurais.

Hoje existem cerca de 550 milhões de pequenas propriedades rurais em todo o mundo. Nos países em desenvolvimento, eles produzem alimentos para 80% da população. No entanto, presos à agricultura de subsistência, muitos agricultores sofrem de fome ou desnutrição.

No mesmo período, a Bayer pretende fornecer a 100 milhões de mulheres em países de baixa e média renda acesso ao planejamento familiar, financiando programas de ajuda de várias partes interessadas e garantindo o fornecimento de contraceptivos modernos e acessíveis.

A partir de 2019, a Bayer já fornece contraceptivos para cerca de 40 milhões de mulheres em países de baixa e média renda. Os métodos de planejamento familiar são vitais no apoio à saúde, direitos e status econômico das mulheres. Atualmente, mais de 200 milhões de mulheres em países de baixa e média renda têm uma necessidade não atendida de contracepção moderna.

Em geral, a Bayer está trabalhando na adaptação de sua política de preços ao poder de compra local e no fortalecimento de programas de acesso de pacientes para aumentar a disponibilidade e a acessibilidade dos produtos Bayer. A Bayer também continuará a apoiar a Organização Mundial da Saúde (OMS) no combate a doenças tropicais negligenciadas com doações de produtos e apoio financeiro.

Além disso, a Bayer pretende expandir o acesso à saúde cotidiana para 100 milhões de pessoas em comunidades carentes em todo o mundo. Hoje, pelo menos metade da população mundial não tem acesso a serviços essenciais de saúde, incluindo autocuidado. Expandir o acesso a soluções de autocuidado e educação em saúde pode ajudar a prevenir doenças e oferecer assistência médica a comunidades onde o autocuidado pode ser a única opção.

Com um foco inicial na saúde das mulheres e expandindo o acesso a micronutrientes para mulheres grávidas e crianças, a Bayer pretende aumentar a disponibilidade e o preço acessível de suas marcas confiáveis e apoiar iniciativas de autocuidado.

Tomar medidas significativas para proteger o clima e o meio ambiente

A Bayer está engajada na proteção do clima e acelerará seus esforços para combater as mudanças climáticas e proteger a biodiversidade.

A empresa pretende tornar-se neutra em carbono em suas próprias operações até 2030. Para isso, a Bayer implementará medidas de eficiência energética, mudará para 100% de eletricidade renovável e compensará as emissões restantes por meio da captura de carbono que melhora a biodiversidade.

A Bayer está comprometida com a iniciativa baseada em alvos científicos e já está listada como uma empresa que está tomando medidas. Neste projeto, iniciado pelo Carbon Disclosure Project (CDP), pelo Global Compact da ONU, pelo World Resources Institute (WRI) e pelo World Wide Fund for Nature (WWF), mais de 700 empresas se comprometeram a tomar medidas e ajustes climáticos significativos, metas de redução de emissões para manter o aumento da temperatura global abaixo de 2 ° C.

Nesse sentido, a Bayer pretende reduzir as emissões absolutas ao longo de toda a cadeia de valor, interagindo com fornecedores e clientes, bem como na logística e embalagem da empresa.

A Bayer também colaborará com os agricultores para reduzir a pegada ambiental da agricultura onde quer que a empresa opere. A Bayer visa reduzir as emissões de gases de efeito estufa - por quilo de culturas produzidas nos principais mercados agrícolas - e o impacto ambiental da proteção de culturas em 30% até 2030 em cada caso. Para esse fim, a Bayer ajudará os agricultores a aplicar práticas mais sustentáveis, como reduzir a lavoura para ajudar a sequestrar carbono no solo e garantir o uso mais preciso da proteção de culturas e fertilizantes por meio da inovação de produtos e ferramentas digitais.

Contribuições para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas

Os compromissos de sustentabilidade da Bayer visam obter um impacto alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. As Nações Unidas concordaram em 17 ODS para construir um mundo melhor para as pessoas e nosso planeta até 2030.

Segundo a ONU, no entanto, é necessário um progresso urgente e mais rápido. “Com apenas dez anos, as empresas devem cumprir suas responsabilidades e agir em conformidade”, diz Werner Baumann. "A Bayer está posicionada como apenas algumas outras empresas para contribuir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e é exatamente esse o nosso compromisso".

Além de combater a fome (ODS 2) e promover a saúde e o bem-estar (ODS 3), o compromisso da Bayer dará uma contribuição substancial à ação climática (ODS 13) e à proteção da vida em terra (ODS 15). As mulheres desempenham um papel fundamental na agricultura familiar, no planejamento familiar e na garantia da saúde de suas famílias. Ajudá-los a realizar seu potencial será uma contribuição para a igualdade de gênero (ODS 5) e também proporcionará benefícios socioeconômicos significativos para as comunidades e economias locais.

A íntegra do comunicado em inglês está disponível aqui

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024