Benefícios do sistema de controle por bico em pulverizadores

Com foco em redução de desperdício, maior eficiência e economia, usuários de tecnologia no campo buscam aumento da produção e qualidade na aplicação.

23.10.2020 | 20:59 (UTC -3)
Cultivar Máquinas

A transformação no campo está acontecendo, agricultura e tecnologia estão caminhando juntas, resultando em investimento em sustentabilidade e em maior número de inovações agrícolas, soluções que visam facilitar o dia a dia do agricultor.

A agricultura de precisão busca alcançar o potencial máximo de produção na área de plantio, utilizando-se ferramentas de alta tecnologia e conhecimentos científicos. Soluções tecnológicas atuando junto às máquinas trazem resultados mais eficazes, atendendo às necessidades do produtor. A alta tecnologia aplicada no campo está cada vez mais forte e vem transformando o futuro da agricultura.

PULVERIZAÇÃO

Muitos são os desafios enfrentados pelo produtor na pulverização, dentre eles estão as condições climáticas, como temperatura, umidade relativa e velocidade do vento. A baixa eficiência na pulverização também pode ser causada por condições operacionais como pressão, velocidade de trabalho, tipo de bico, altura da barra, vazão e tamanho da gota. Visando minimizar os impactos causados e obter uma aplicação mais precisa, foram instalados sistemas de controle por bico da Raven, o Hawkeye®, em pulverizadores de diferentes usinas de cana-de-açúcar localizadas no estado de São Paulo. O sistema baseia-se no controle da pressão e vazão, possui compensação em curva e permite uma aplicação precisa nas mais diversas condições, com atuação bico a bico. Cada bico é controlado por uma válvula PWM que comanda a abertura e o fechamento proporcional em uma frequência de 10Hz, permitindo controle da pressão em uma maior faixa de velocidade do pulverizador à medida que as condições de trabalho mudam, resultando em um melhor controle do tamanho e distribuição da gota.

COMPENSAÇÃO EM CURVA

Em um pulverizador convencional, o volume por minuto dos bicos em toda a barra é o mesmo, portanto, quando faz a curva, a velocidade na barra externa é mais elevada, resultando em uma menor concentração de produto nessa área. Devido a isso, a aplicação não é realizada na quantidade recomendada pelo agrônomo, podendo surgir plantas daninhas e pragas ou gerar a necessidade de uma reaplicação. Ao mesmo tempo, na parte interna da barra a velocidade é menor e a aplicação é realizada com maior volume, essa excessiva quantidade de produto pode causar queimaduras (fitotoxidade). No sistema Hawkeye® o módulo de controle é o responsável pela compensação em curva, ou seja, a vazão é controlada de forma proporcional bico a bico e a aplicação ocorre uniformemente (Figura 1).

FAIXA DE SOBREPOSIÇÃO

No sistema de controle da pulverização a barra é subdividida em partes (seções), sendo que cada seção conta com um respectivo número de bicos. Atualmente grande parte dos pulverizadores opera com um número limitado de seções, portanto quando ocorre o desligamento tem-se como resultado a sobreposição, gerando desperdício de produtos químicos, impactos ambientais e aumento dos custos. Já o sistema Hawkeye® faz o controle bico a bico e proporciona maior precisão no desligamento. A Figura 2 mostra o efeito do sistema convencional por seções e o desligamento automático bico a bico.

ANÁLISES COMPARATIVAS

Para comprovar a eficiência do sistema tanto com relação à assertividade na aplicação quanto na economia com produtos químicos, mostram-se as análises comparativas (Figuras 3 e 4), ambas realizadas em usinas de cana-de-açúcar localizadas no estado de São Paulo. As áreas analisadas possuem um primeiro cenário em que a aplicação ocorre de forma irregular, apresentando com maior ocorrência faixas com sobreaplicação e subaplicação em um sistema convencional. Já no segundo cenário utilizando o sistema Hawkeye® é possível observar maior uniformidade da aplicação. A seguir, mapas comparativos de aplicação das usinas de cana-de-açúcar. O objetivo da aplicação era 200L/ha com uma faixa de tolerância de 10%.

A Tabela 1 mostra o resultado comparativo entre o sistema convencional e o sistema Hawkeye®. A aplicação realizada a taxas mais baixas do que a recomendada foi reduzida de 6,04% para 3,37%, enquanto aplicações acima da taxa foram reduzidas de 9,18% para 3,71% e a sobreposição caiu de 10,38% para 4,4%. A redução no consumo de insumos foi de 182,2L, cerca de 14,8% do total de insumos. Os resultados mostram que a assertividade na aplicação resulta em qualidade, eficácia e economia com produtos químicos.

QUALIDADE AGRONÔMICA

O parâmetro de qualidade agronômica em uma aplicação depende diretamente do tamanho e da quantidade de gotas em uma determinada área. Foram realizados testes com papéis hidrossensíveis, a fim de avaliar a distribuição das gotas com o pulverizador trabalhando a velocidades entre 14km/h e 20km/h no sistema convencional e utilizando o sistema Hawkeye®. Foi possível verificar que o sistema Hawkeye® apresentou uniformidade no tamanho e na distribuição das gotas, mesmo com variação de velocidade.

A Tabela 2 mostra um comparativo entre número de gotas, densidade e porcentagem da cobertura para o sistema convencional e sistema Hawkeye®. O número de gotas para um pulverizador convencional trabalhando entre as velocidades de 14km/h a 20km/h variou de 323 para 1.064 e no sistema Hawkeye® a variação ocorreu de 1.100 para 910. Já a densidade para o sistema convencional foi de 2,43 gotas/cm² para 8,08 gotas/cm² e no sistema Hawkeye® ocorreu de 9,38 gotas/cm² para 8,11 gotas/cm². A cobertura do sistema convencional variou de 11,54% para 31,46%, enquanto para o sistema Hawkeye® foi de 28,06% para 24,12%. Os resultados comprovam maior uniformidade na aplicação.

QUALIDADE E EFICIÊNCIA NA MISTURA DOS QUÍMICOS

A exposição direta do trabalhador aos defensivos agrícolas para a elaboração da calda pode pôr em risco a saúde do mesmo, assim como a perda de eficiência do produto com o passar do tempo - após elaborada a mistura, uma vez que os ingredientes ativos se degradam, inviabilizando total ou parcialmente os produtos no tanque. Esses são apenas alguns dos desafios enfrentados no processo de preparação da calda e na aplicação.

Uma solução para esses desafios é o uso de uma injeção direta no pulverizador, onde a mistura do defensivo agrícola é realizada no exato momento da aplicação e sem a exposição direta do trabalhador ao defensivo. Nessa solução existe um tanque específico para o produto químico e uma bomba de deslocamento positivo, a qual é responsável por injetar o produto na linha de acordo com as informações adicionadas no monitor. Portanto, com o Sistema de Injeção Direta Sidekick™ não existe desperdício de produtos não usados, uma vez que não há a necessidade de pré-mistura ou mistura nos tanques.

Figura 1 - Efeito da compensação em curva com controle de vazão por bico
Figura 1 - Efeito da compensação em curva com controle de vazão por bico

Figura 2 - Efeito do sistema convencional por seções e o desligamento automático bico a bico
Figura 2 - Efeito do sistema convencional por seções e o desligamento automático bico a bico

Figura 3 - Análise comparativa de aplicação convencional e com sistema Hawkeye® com foco em subaplicação e sobreaplicação
Figura 3 - Análise comparativa de aplicação convencional e com sistema Hawkeye® com foco em subaplicação e sobreaplicação

Figura 4 - Análise comparativa de aplicação com sistema convencional e com Hawkeye® para qualidade agronômica
Figura 4 - Análise comparativa de aplicação com sistema convencional e com Hawkeye® para qualidade agronômica

Figura 5 - Cobertura de aplicação em diferentes velocidades, sem e com Hawkeye®
Figura 5 - Cobertura de aplicação em diferentes velocidades, sem e com Hawkeye®

Figura 6 - Esquema de funcionamento do Sistema de Injeção Direta Sidekick™
Figura 6 - Esquema de funcionamento do Sistema de Injeção Direta Sidekick™

PROPÓSITO DA RAVEN

Na Raven, aspiramos resolver grandes desafios. A equipe Raven, junto a parceiros, se esforça para levar alta tecnologia para o campo e ajudar o agricultor a resolver os desafios diários. A Raven é uma empresa focada em alimentar o mundo, proteger os recursos da terra, aprimorar a segurança e a conectividade, sempre com qualidade, serviço, inovação e alta performance.

Vantagens do sistema Hawkeye

• Simples de instalar, configurar e calibrar;

• Um único módulo de controle que regula a taxa, pressão e desligamento de seção;

• Mapeamento e coleta de dados de cada bico para uma análise mais precisa;

• Sistema compatível com diversos monitores que trabalham com protocolo de comunicação ISOBUS;

• Soluções para todos os tipos de pulverizadores.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024