Benefícios do uso de telemetria na pulverização

O uso da telemetria na pulverização garante ao produtor um acréscimo de qualidade nas aplicações e controle total dos fatores que envolvem desde o consumo do pulverizador até detalhes das aplicações

11.08.2020 | 20:59 (UTC -3)
Cultivar Máquinas

Quando o produtor agrícola está adquirindo um trator novo ou uma nova máquina automotriz (colhedora, pulverizador, adubadora), é comum ele observar, em alguns modelos, que a máquina pode apresentar de série um sistema de telemetria. O objetivo deste texto é responder algumas perguntas que porventura podem surgir sobre este tema.

O sistema de telemetria consiste em coleta e transmissão remota dos dados. Isso é possível devido às máquinas utilizarem sistema de comunicação CAN (Controller Area Network, traduzindo, Rede de Área de Controle). Esse sistema é uma rede de transmissão de dados em que diferentes dispositivos de um equipamento podem se comunicar de maneira instantânea.

No caso de um pulverizador automotriz, a rede irá comunicar com sensores relativos à máquina (motor, transmissão, sistema hidráulico etc.) e com sensores relativos à pulverização (válvulas, pressão, vazão, sensores de temperatura e umidade relativa do ar).

Todos estes sensores estarão ligados aos módulos controladores que podem executar funções específicas no equipamento, como, por exemplo, controle do sistema de transmissão (motor diesel, motores hidráulicos) ou as funções vitais de um pulverizador, enviando e monitorando parâmetros para garantir o correto volume de aplicação em uma determinada condição.

No entanto, existem módulos que não executam ações, mas, sim, realizam a coleta e a transmissão de informações, através da internet móvel, para um servidor. Este é o módulo que realizará a telemetria, ou seja, que realizará a coleta e a transmissão remota dos dados. 

COLETA E TRANSMISSÃO DE DADOS

Em pulverizadores automotrizes, as principais informações que são coletadas estão relacionadas com os dados do operador, status do pulverizador, status da aplicação, condições ambientais e status da operação. O Quadro 1 mostra os detalhes destes componentes.

A Figura 1 mostra tipos de transmissão de dados de um pulverizador automotriz. É possível observar que existem três maneiras de transmissão de dados: internet móvel, wi-fi e coletor wi-fi. Na transmissão por internet móvel (dados móveis), os dados são transmitidos simultaneamente à coleta quando há disponibilidade de conexão 2/3/4G. A taxa de coleta e transmissão varia para cada equipamento e fabricante. No caso de um pulverizador automotriz, a taxa é de cinco segundos. Todos os dados coletados irão para uma nuvem, que pode ser acessada virtualmente pelo usuário, por meio de tablet, notebook ou smartphone.

ONDE HÁ NECESSIDADE DE CONECTIVIDADE EM TODA A ÁREA

A coleta e transmissão dos dados permite à equipe de gestão da propriedade realizar o monitoramento do equipamento, isto é, acompanhamento em tempo real das condições de aplicação e status do equipamento. Logo na sequência, cerca de dez minutos (dependendo do fabricante), os dados já são processados, gerando os mapas operacionais e de aplicação. Com isso, caso o gestor da propriedade necessite do monitoramento em tempo real, a fazenda necessita de conectividade em toda a área.

A conectividade no campo está cada vez mais acessível e com melhor qualidade. Diversas iniciativas apoiadas por empresas ligadas ao agronegócio estão com projetos para estimular e viabilizar o acesso à internet. Um destes projetos é o ConectarAGRO (conectaragro.com.br).

No entanto, quando na propriedade ou no local em que o pulverizador automotriz estiver operando não houver cobertura de dados móveis, os dados continuarão sendo coletados a cada cinco segundos, mas serão armazenados no módulo telemetria. Como os dados são codificados, o consumo de memória é reduzido.

Os dados armazenados poderão ainda ser transmitidos de duas maneiras: a primeira trata-se de uma condição em que próximo ao local de armazenamento do equipamento há cobertura Wi-Fi, assim, o módulo é capaz de conectar à rede configurada e transmitir os dados. A transmissão dos dados é mantida, mesmo que o operador desligue o equipamento, já que o módulo permanece em funcionamento após um determinado tempo para completar a transmissão dos dados. E a segunda maneira é, caso não houver a cobertura Wi-Fi, a coleta e transmissão dos dados poderá ser realizada pelo smartphone do operador ou encarregado. Nessa condição, o módulo da telemetria gera uma rede Wi-Fi para que o smartphone seja capaz de se conectar. Ao conectar, os dados começarão a ser armazenados no celular e quando este estiver conectado à internet, os dados serão transmitidos ao servidor.

Desta maneira, não há perda nem dados corrompidos, tornando-se uma maneira prática, segura e eficiência para o mapeamento das operações agrícolas.

A Telemetria é uma rede de transmissão de dados onde diferentes dispositivos de um equipamento podem se comunicar de maneira instantânea
A Telemetria é uma rede de transmissão de dados onde diferentes dispositivos de um equipamento podem se comunicar de maneira instantânea

COMO UTILIZAR OS DADOS?

Os dados obtidos por meio da telemetria permitem melhorar a gestão operacional. Uma das técnicas de gestão de processos é o método PDCA (1: Plan - planejar; 2: Do - executar; 3: Check - controlar; 4: Action - agir), utilizado pelas empresas para garantir o alcance de metas estabelecidas, tomando as informações como fator de direcionamento das decisões. A Figura 2 ilustra o ciclo PDCA com destaque para as etapas 2 (executar, acompanhar) e 3 (analisar e controlar o processo de pulverização).

Na Figura 3 é possível ver um mapa de monitoramento de pulverizadores no campo, correspondente à etapa 2 do ciclo PDCA (acompanhamento das operações). As máquinas em cores azuis estão se descolando, as cores verdes estão em operação e as cinzas, estão sem conexão (desligadas).

Já a Figura 4 mostra um mapa de pulverização em litros por hectare (L/ha), visualizado em uma plataforma virtual do fabricante. Os dados também podem ser exportados em formato shape file e visualizados em qualquer software de SIG (sistema de informação geográfica). A análise dos mapas corresponde à etapa 3 do ciclo PDCA (analisar resultados nos mapas e relatórios).

A Figura 5 mostra um mapa de sobreposição (ha) e uma análise de áreas sobrepostas (%) de diversas pulverizações em uma mesma área. Observa-se na análise que de sete pulverizações realizadas, três estão com sobreposição acima da média

Com isso, observa-se a relevância do uso do sistema de telemetria em operações agrícolas mecanizadas, com a possiblidade de ganhos financeiros e qualitativos, por meio de dados que estão disponíveis ao agricultor por equipamentos que estão sendo oferecidos de série nas máquinas e com investimentos em assinaturas de nuvem e plataforma virtual que não chegam a 0,4% do valor de aquisição do equipamento.

Figura 1 - Exemplo de um sistema de telemetria de um pulverizador automotriz. Fonte: Adaptado de Jacto, 2019
Figura 1 - Exemplo de um sistema de telemetria de um pulverizador automotriz. Fonte: Adaptado de Jacto, 2019

Figura 2 - Ciclo PDCA e as etapas de acompanhamento e análise
Figura 2 - Ciclo PDCA e as etapas de acompanhamento e análise

Figura 3 - Mapa de monitoramento de pulverizadores automotrizes no campo. Fonte: Adaptado de Jacto, 2019
Figura 3 - Mapa de monitoramento de pulverizadores automotrizes no campo. Fonte: Adaptado de Jacto, 2019

Figura 4 - Mapa de pulverização em litros por hectare (L/ha). Fonte: Adaptado de Jacto, 2019
Figura 4 - Mapa de pulverização em litros por hectare (L/ha). Fonte: Adaptado de Jacto, 2019

Figura 5 - Mapa e análise de sobreposição em pulverização. As áreas com sobreposição estão na cor vermelha no mapa à esquerda. Fonte: Adaptado de Salvi et al., 2019 e Jacto, 2019
Figura 5 - Mapa e análise de sobreposição em pulverização. As áreas com sobreposição estão na cor vermelha no mapa à esquerda. Fonte: Adaptado de Salvi et al., 2019 e Jacto, 2019

José Vitor Salvi, Ângelo Junior Tavares Santos e Daniela Pinguelo, Fatec “Shunji Nishimura” de Pompeia

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024