Bioceres traz ao Brasil biotecnologia revolucionária para agricultura e meio ambiente

Foco da empresa é desenvolver soluções que permitem aos produtores melhorar a sustentabilidade de suas operações mantendo a produtividade

26.05.2021 | 20:59 (UTC -3)
Felipe Teruel

A Bioceres Brasil chega com a proposta de fornecer tecnologias de produtividade agrícola desenhadas para possibilitar a transição da agricultura para a neutralidade de carbono. Por meio de suas soluções agrícolas, serão criados incentivos econômicos que permitam a adoção de práticas de produção ambientalmente corretas. A empresa foi fundada por 22 agricultores da Associação Argentina de Plantio Direto (AAPRESID) com o objetivo de desenvolver soluções que permitam aos produtores melhorar a sustentabilidade de suas operações mantendo a lucratividade.

A Bioceres fez a transferência da listagem operacional da Bolsa de Nova York (NYSE) para a Nasdaq Global Select Market. O Brasil será um país chave para os investimentos da empresa e, consequentemente, para o seu crescimento global.

Uma das tecnologias que a empresa tem como foco nos próximos anos é a HB4. Essa tecnologia em desenvolvimento há 18 anos foi originada por meio de pesquisas que identificaram o gene do girassol que confere maior tolerância a seca, sem afetar a produtividade das culturas em condições ideias de desenvolvimento. É a primeira tecnologia de tolerância a seca para trigo e soja.

No Brasil, a empresa tem a aprovação da CTNBio - Comissão Técnica Nacional de Biossegurança - para a soja HB4 desde 2019 e aguarda a aprovação do órgão para a tecnologia do trigo. Depois da Argentina, caso aprovado, o Brasil será o primeiro país a receber o HB4. No país vizinho, ela foi liberada para uso no trigo pelos órgãos reguladores em outubro de 2020. Para a soja, a liberação ocorreu em 2015 na Argentina e, em 2019, para os Estados Unidos, Chile, Colômbia e Bolívia. No Brasil, a soja HB4 está em desenvolvimento de testes de variedades adaptadas ao clima e solo nacional em parceria com TMG.

Com a autorização da tecnologia pela CTNBio, a Bioceres não comercializará sementes e grãos no Brasil. A empresa está trabalhando com instituições-chave para desenvolver variedades adaptáveis ao solo e ao clima brasileiro.

Para Júlio Bravo, líder de desenvolvimento de negócios, da Bioceres Brasil, as soluções tecnológicas da empresa são inovadoras e beneficiarão toda a população, pois é possível plantar as culturas em regiões onde elas são menos adaptadas. "Assim, o agricultor tem menor risco na produção e mantém um índice médio de produtividade, funcionando como a contratação de um seguro para a lavoura. Se as chuvas não vierem no ano, o cultivo continua se desenvolvendo e mantendo seus níveis produtivos. Outro ponto de vantagem está na contribuição à sustentabilidade. O Programa HB4 colabora para uma produção com neutralidade de carbono. É um avanço importante no desenvolvimento de uma agricultura sustentável no país", explica.

Bravo diz que as tecnologias da empresa auxiliarão a fortalecer ainda mais a imagem sustentável do agronegócio brasileiro. "Nossa missão é transformar o país - um dos principais players no mercado global do agronegócio - em referência de práticas de agricultura sustentável, assumindo a vanguarda mundial da produção de alimentos. O Brasil tem vocação para o agronegócio, pois temos sol de norte a sul o ano inteiro, um vasto território e um clima tropical favorável. O país tem a responsabilidade de produzir alimento para o mundo, e dependendo da região pode produzir até três safras em um ano, sem mencionar a capacidade de integrar a lavoura e pecuária na mesma área", aponta Bravo.

Programa Geração HB4

Outro destaque da Bioceres Brasil é o Programa Geração HB4 - uma plataforma com tecnologias patenteadas de alto impacto para sementes e insumos agrícolas microbianos, além de soluções de proteção e nutrição de culturas de última geração. As soluções digitais desenvolvidas para o programa permitem a rastreabilidade de ponta a ponta, além de auxiliar os produtores em suas tomadas de decisão.

No Programa Geração HB4, a Bioceres conta com a Rizobacter, empresa do grupo ao qual ambas pertencem e é focada no fornecimento de insumos biológicos e inoculantes diferenciados para o mercado brasileiro. O HB4 também aumenta o rendimento de 13% para soja e 20% para trigo, em média de 10 anos. Também pode trazer estabilidade na produção com redução de riscos.

As soluções da Bioceres também criam incentivos para que os agricultores adotem práticas de agricultura regenerativa para o plantio. "Nosso portifólio concentra-se principalmente no desenvolvimento de soluções biológicas que melhorem o desempenho da colheita e, ao mesmo tempo, reduzam o impacto ambiental, incluindo a pegada de carbono, regenerando os ecossistemas agrícolas", finaliza Bravo.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024