Biofertilizante brasileiro inicia entrada no mercado internacional

Vorax teve a sua estreia internacional durante o Congresso Mundial de Bioestimulantes, realizado na Espanha

11.12.2019 | 20:59 (UTC -3)
Ainah Corrêa

O Vorax Biofertilizante, primeiro biofertilizante registrado no Brasil, representou o País durante a quarta edição do Congresso Mundial de Bioestimulantes, que aconteceu de 18 a 21 de novembro de 2019 em Barcelona, na Espanha. Este foi mais um passo importante para a internacionalização do produto da Microquimica Tradecorp, braço da empresa espanhola no mercado brasileiro.

De acordo com Camila Levy, Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Tradecorp Internacional, a partir da participação no Congresso, foi possível iniciar a comunicação ao mercado externo sobre os principais diferenciais do Vorax Biofertilizante e toda a tecnologia por trás do seu desenvolvimento. “Estamos muito animados, pois este é o nosso primeiro produto baseado em Fermentação Biológica e, a partir dele, queremos lançar uma nova marca e novo posicionamento dentro da família de biostimulantes que já temos na Tradecorp”, diz.

Neste cenário, as expectativas para a entrada do Vorax Biofertilizante no mercado externo são bastante positivas. Hoje, avalia-se que o mercado de bioestimulantes esteja movimentando cerca de U$3 bilhões ao ano, sendo a Europa responsável pela maior fatia, principalmente Espanha, Itália e França.  Na América do Norte, o mercado está dominado pelos Estados Unidos e, na América do Sul, o Brasil tem grande destaque. Já a China e a Ìndia são avaliadas como fortes potenciais a médio prazo. “Temos a tecnologia, temos o know how e um produto com desempenho acima da média, portanto uma combinação com grande potencial de sucesso. A expansão internacional do Vorax Biofertilizante está baseada, entre outros aspectos, em nossa estratégia e desenvolvimento de bioestimulantes de precisão. A fisiologia da planta e o modo de ação do Vorax através de estudos científicos de metabolômica e transcriptoma são nossa principal base de inovação”, completa Camila.

Os novos estudos, que estão guiando também o processo de internacionalização do produto, estão sendo conduzidos de maneira que mais descobertas sobre o seu uso sejam concretizadas. Na Universidade Estadual de Campinas, a UNICAMP, há pesquisas sobre a ação do produto baseada em estudos metabolômicos.  Enquanto a Universidade de Milão está trabalhando com o seu efeito na expressão genética, transcriptoma. Em paralelo, é realizado um amplo estudo de campo com os principais cultivos, entre eles: o pepino, a uva de mesa, a uva de vinho, milho, batata, oliveira, framboesa, beterraba, alface, pera, arroz e trigo, que garantem à empresa um sólido conhecimento da eficácia do produto em diferentes condições climáticas e de cultivo.

Já se identificou mais de 300 compostos orgânicos diferentes provenientes da fermentação microbiológica do Vorax Biofertilizante. O produto ativa o metabolismo primário ativando vias metabólicas relacionadas à brotação e desenvolvimento vegetativo. O próximo passo será o registro nos principais mercados nos quais a Tradecorp está presente.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024