Biotrigo levará cultivares de ciclos superprecoce e precoce no Show Rural Coopavel

TBIO Sonic e TBIO Audaz estarão disponíveis para safra 2019

31.01.2019 | 21:59 (UTC -3)
Com informações de Daniela Wiethölter Lopes

Biotrigo levará para o Show Rural Coopavel, cultivares de ciclos superprecoce e precoce - TBIO Sonic e TBIO Audaz – que estarão disponíveis para produção na safra 2019; as tecnologias que chegam em 2020 - TBIO Duque (branqueador) e TBIO Ponteiro (ciclo tardio), e outros pré-lançamentos. Além das parcelas com cultivares para demonstração, técnicos da Biotrigo também estarão orientando sobre as indicações, benefícios, qualidade industrial, posicionamento agronômico das cultivares TBIO e, ainda, esclarecendo dúvidas sobre o plantio e comercialização para a safra 2019.

As novidades serão apresentadas pela Biotrigo Genética durante o Show Rural. Atualmente, a empresa com capital nacional é responsável pela genética de mais de 80% dos trigos cultivados no Brasil. Segundo Fernando Michel Wagner, gerente regional norte (PR, SP, Cerrado, Paraguai e Bolívia) da Biotrigo Genética, o objetivo de levar as novidades tecnológicas de trigo para o produtor e visitante do Show Rural é auxiliar na tomada de decisão por práticas agrícolas e do pecuarista com opções que possam potencializar a produtividade do seu rebanho. “Vamos levar até o produtor rural informações de como o trigo pode maximizar os resultados da propriedade com novos níveis de produtividade, qualidade, reduzir os custos de produção da soja e, ainda, melhorar os aspectos físicos e químicos do solo, através da rotação de culturas”, finaliza Wagner.

Biotrigo no Show Rural 2019

As cultivares de trigo exclusivas para alimentação animal, TBIO Energia I e Lenox, também estarão no Show Rural Coopavel. Além disso, estarão semeadas em parcelas no estande da Biotrigo Genética, Energix 201 e Energix 202, que são uma mistura das cultivares TBIO Energia I e TBIO Energia II. Éderson Luiz Henz, zootecnista da Biotrigo, explica que a linha Energix possui as mesmas indicações do TBIO Energia I (já disponível no mercado), porém tem ciclo precoce (em torno de 90 a 100 dias para ensilar) e uma qualidade nutricional (25 a 30 T/ha de MV) tanto em proteína, quanto em energia. O Energix 201 é indicado para as regiões de VCU (Valor de Cultivo e Uso) 1 e 2 dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, e o Energix 202 contempla a regiões de VCU 3 e 4 dos estados do Paraná, São Paulo e Minas Gerais.

O Lenox, que é específico para pastejo, é um material de ciclo super longo que pode ser semeado a partir de abril, possui um forte perfilhamento e enraizamento muito agressivo. Além dessas características agronômicas, o Lenox possui produção de matéria verde com qualidade nutricional e palatabilidade. Conforme Éderson, a capacidade de rebrota da cultivar de trigo Lenox proporciona novos pastejos em poucos dias, com intervalo entre 20 a 25 dias. “O Lenox, com bom manejo pós-pastejo é capaz de chegar a 6 cortes com alta carga animal em sistemas de pastejo rotacionado ou contínuo. No entanto, temos relatos de vários produtores como o do Hamilto, que conseguiu alcançar 9 cortes no material. De uma forma bem manejada, essa cultivar pode expressar um grande potencial e suprir em quantidade e qualidade a produção de pasto no inverno”, acrescenta. As sementes da cultivar Lenox podem ser adquiridas diretamente no estande da Biotrigo Genética, no Show Rural.

O estande da Biotrigo está localizado na 4º Avenida, próximo ao pavilhão da avicultura.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024