NOTÍCIAS

Biotrop aposta em crescimento acima 50% para 2020

A cada safra cresce o número de agricultores que adotam o manejo biológico em suas propriedades. A tecnologia contribui para o aumento da produtividade das lavouras e representa um conjunto de novas ferramentas capazes de reestabelecer o equilíbrio e sustentabilidade dos sistemas agrícolas.  De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Controle Biológico (ABCBio), em 2018, as vendas no Brasil foram de cerca de R$ 464 milhões e em todo o mundo, a expectativa é que o controle biológico na agricultura movimente US$ 5 bilhões em 2020.

De olho neste mercado crescente, a Biotrop, empresa que desenvolve soluções biológicas e naturais, tem apostado pesado nos últimos dois anos. A empresa, é fruto da visão e da aliança entre o fundo de investimento Aqua Capital e um grupo seleto de profissionais do agronegócio, com escritórios comerciais em Vinhedo (SP) e unidade avançada de multiplicação bacteriana em Curitiba (PR), quer levar aos produtores em soluções biológicas para a agricultura.

De acordo Jonas Hipolito, Gerente de Marketing e Estratégia da Biotrop, para atingir essa meta a empresa criou alguns pilares para identificar tecnologias que sejam interessantes para os produtores rurais, são elas: eficiência agronômica, claro custo-benefício e vida de prateleira. “Apostamos nesses pilares, pois muitos produtores não utilizavam biológicos por conta do alto investimento e da baixa performance. Por isso a Biotrop chega ao mercado para atacar essas duas objeções: o produto tem que funcionar e tem que ter claro custo-benefício”, destaca.

O grande diferencial das soluções da marca em relação aos outros no mercado é o foco em operacionalidade, ou seja, as soluções têm ampla compatibilidade com outros produtos que o agricultor utiliza, como os agroquímicos, por exemplo. Além disso, a empresa foca no desenvolvimento de um portfólio de segunda e terceira geração, combinando diferentes microrganismos e mecanismos de ação.

Outro pilar da empresa é a qualidade. A Biotrop focou na entrega de uma solução que efetivamente contenha aquilo que promete e para isso é necessário um alto rigor no controle de qualidade.

Investimento

Com sua estratégia de crescimento, no fim de 2018, após a aquisição da Total Biotecnologia, a Biotrop dobrou a estrutura comercial. Para dar suporte técnico e estar cada vez mais próximo dos produtores, hoje conta com mais de 75 agrônomos e técnicos a campo. “Nesse segmento, investir em equipe e serviços é fundamental” reforça Hipólito.

Na área de Pesquisa e Desenvolvimento, a empresa mais que quintuplicou os esforços, expandindo a capacidade laboratorial e de validação a campo. Para 2020 uma das grandes novidades será a construção da mais moderna estação experimental 100% dedicada a biológicos no Brasil, que será anunciada em breve.

De acordo com Antônio Carlos Zem, CEO da Biotrop, os investimentos são massivos, especialmente em inovação, pesquisa, desenvolvimento, registros, produção e controle de qualidade. “Acreditamos que o alto rigor de qualidade associado a um amplo programa de inovação, pesquisa e desenvolvimento trará segurança ao cliente ampliando o mercado de biológicos. Nosso desafio é transformar o não-usuário em usuário de biológicos”, destaca.

A Biotrop conta hoje com uma das maiores produções de biológicos com capacidade instalada e utilizada é de 3.2 milhões de litros e a previsão é de aumentar essa produção em pelo menos 50% já para 2020.

A grande demanda deverá ser alavancada principalmente pelos produtores de soja, milho e cana-de-açúcar. Somente em 2019, mais de 8 milhões de hectares foram tratados com os produtos da marca.

Além da expansão no Brasil, a Biotrop já é uma empresa internacional, com atuação na América Latina, e está levando tecnologia brasileira para países como Estados Unidos. “Nosso objetivo é ser líder no mercado de biológicos, sendo o parceiro preferencial de Produtores e Distribuidores com soluções de eficiência comprovada e claro custo-benefício. Estamos crescendo rápido e seremos líderes em 2023”, finaliza o CEO.

ver mais notícias
CADASTRO DE NEWS
  • Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura