Biotrop inaugura estação experimental no interior de São Paulo

Bio Oracle é um centro avançado de pesquisa e desenvolvimento de produtos biológicos e naturais, também orientado para as práticas sociais e ambientais

26.10.2021 | 20:59 (UTC -3)
Kassiana Bonissoni

Um centro avançado de pesquisa em tecnologias de produtos biológicos para o setor agrícola acaba de ser estabelecido na divisa dos municípios de Jaguariúna e Santo Antônio de Posse (SP). Trata-se da Estação Experimental Bio Oracle, que pertence à Biotrop, empresa brasileira de soluções naturais e biológicas que contribui para uma agricultura mais sustentável, saudável e regenerativa. A nova área, estabelecida para a realização de pesquisas de alto nível em produtos biológicos e naturais, foi estruturada para o conhecimento e geração de tecnologias e inovação para o agronegócio brasileiro, além de ser um celeiro de oportunidades para jovens profissionais da região.

Com 40 hectares inicialmente, sendo 85% destinada a ensaios de experimentação a campo, a Bio Oracle já nasce com áreas de preservação permanente e reserva legal, fortalecendo os pilares de desenvolvimento e sustentabilidade da Biotrop. Para Johnny Martini, coordenador da estação experimental, esses pilares resumem a companhia. “Somos uma empresa de tecnologia em soluções biológicas e naturais que busca inovação e práticas que integram aumento de produtividade, uso consciente de produtos e recursos naturais, entregando maior rentabilidade e satisfação dos produtores”, destaca.

Além da área de pesquisa de campo e ambientes controlados, com laboratórios de formulações, tratamento de sementes e casas de vegetação, a Bio Oracle abriga um local para treinamentos e encontros com clientes. Também há um auditório e um espaço para a demonstração dos produtos e tecnologias mais avançadas da Biotrop.

Bioestágio na Bio Oracle

Com o intuito de contribuir também com a formação pessoal, acadêmica e profissional de jovens estudantes de Jaguariúna, Santo Antônio de Posse e cidades vizinhas, e também compartilhar o conhecimento e a paixão por produtos biológicos e naturais, a Bio Oracle lançou o programa de bioestágio. A iniciativa acaba de contratar nove estudantes dos três primeiros anos dos cursos de agronomia e técnico em horticultura da Faculdade de Agronegócios de Holambra (FAAGROH). “São jovens com muita sede de conhecimento e interesse em biológicos. Aceitaram um desafio que será orquestrado durante um ano. Eles atuarão nos ensaios de campo, casas de vegetação e receberão quinzenalmente aulas teóricas sobre temas relacionados ao agro e sobre instalação de ensaios”, explica o coordenador.

O crescimento do mercado de bioinsumos a cada safra no Brasil já é por si só um motivo para a formação de novos profissionais, para que possam atuar na agricultura sustentável. Junto a essa necessidade, o programa de bioestágio da Biotrop na Bio Oracle vai fortalecer o trabalho focado em ESG - Environmental, Social and Corporate Governance (em português, Governança Ambiental, Social e Corporativa) que a empresa vem desenvolvendo.

O coordenador de ESG da empresa, Aramis Passos Camargo, ressalta que a estação experimental tem importante atuação ambiental e social. “Ambientalmente estamos contribuindo com o crescimento tecnológico na área de biológicos e socialmente na oportunidade para esses jovens se desenvolverem focados na pesquisa, em experimentos e meio científico desse setor, onde há carência de profissionais”, comenta.

Johnny Martini lembra que o apoio da universidade foi fundamental para o sucesso do programa, com expressivo número de estudantes interessados que enviaram currículo. “Biológicos não é uma área muito explorada na graduação acadêmica, então a instrução de estudantes neste setor é vantajosa localmente pela tecnificação. E para a empresa também, por ter a oportunidade de formar um profissional raro no mercado”, conclui.

Futuro, construído hoje

Com a criação da Bio Oracle, a Biotrop inclui mais uma peça-chave para atingir a liderança no mercado de produtos biológicos no Brasil. Isso porque a estação experimental traz agilidade nos testes e desenvolvimento de novos produtos e soluções mais avançadas que ainda precisam ser criadas.

A escolha do nome “oracle”, que em português significa oráculo, traduz a previsão de um futuro que está sendo construído pela empresa. “A inovação é um dos principais pilares da Biotrop, nossos investimentos em pesquisa têm sido crescentes e o maior legado que a Bio Oracle vai deixar para a região é o grande conhecimento em biológicos, com muita tecnologia nova”, finaliza o coordenador da estação.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024