NOTÍCIAS

BNDES suspende pedidos de financiamento do Programa Moderfrota

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) suspendeu o protocolo de pedidos de financiamento relativos a operações de investimento no âmbito do Programa de Modernização da Frota de Tratores Agrícolas e Implementos Associados e Colheitadeiras (Moderfrota) com taxa de juros prefixada de 7,5% ao ano e do Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica na Produção Agropecuária (Inovagro), com taxa pós-fixada. A medida ocorre a pouco mais de duas semanas da Agrishow, uma das maiores e principais feiras do setor, que ocorre de 29 de abril a 3 de maio, em Ribeirão Preto, São Paulo. O anúncio frustra fabricantes de máquinas que aguardavam a ampliação da oferta de crédito para o Moderfrota.

A circular 11/2019O, assinada pelo superintendente da Área de Operações e Canais Digitais (ADIG), Marcelo Porteiro Cardoso, justifica a suspensão por conta do "comprometimento total dos recursos disponíveis para as citadas Linhas de apoio para o Ano Agrícola 2018/2019". A nota encaminhada às instituições financeiras credenciadas informa, ainda, que "o BNDES mantém discussões junto ao Ministério da Agricultura,Pecuária e Abastecimento na avaliação de alternativas para remanejamento de recursos equalizáveis pelo Tesouro Nacional para os citados Programas, para o Ano Agrícola 2018/2019".

Moderfrota é uma linha de crédito destinada à aquisição de tratores e implementos, colheitadeiras e plataformas de corte, pulverizadores e equipamentos de adubação novos, de fabricação nacional e credenciados no BNDES. A taxa pré fixada de 7,5% beneficia produtores com faturamento anual de até R$ 90 milhões.

Inovagro é um programa de crédito que apoia a inovação tecnológica nas propriedades rurais e a adoção de boas práticas de gestão agropecuária. A taxa pré-fixada é de até 6,0% ao ano e a pós-fixada de até 0,33% ao ano acrescida de atualização monetária.


Clique aqui para visualizar o arquivo. ver mais notícias