Boa germinação, vigor e características genéticas das sementes garantem melhores resultados

Para garantir ao consumidor que ele adquira produtos de qualidade superior, é preciso que o processo comece no campo

22.04.2019 | 20:59 (UTC -3)
Carolina Sibila

Os brasileiros estão cada vez mais exigentes quando o assunto é alimentação, principalmente as hortaliças. Folhas maiores, frutos maiores e com mais firmeza, boa coloração e sabor são alguns dos fatores levados em consideração no momento da escolha nas prateleiras.

Para garantir ao consumidor que ele adquira produtos de qualidade superior, é preciso que o processo comece no campo. Ou seja, o diferencial está nas sementes e em sua carga genética. De acordo com o engenheiro agrônomo e CEO da Blueseeds, Angelo Oioli, é preciso que ela tenha uma excelente germinação, bom vigor e carregue consigo as características genéticas a que se propõe.

“O mercado brasileiro é extremamente exigente no que diz respeito às características dos alimentos. Tudo isto faz parte da carga genética que cada semente carrega, de acordo com cada variedade de hortaliça. Além destes, outros parâmetros como sanidade, enfolhamento, ciclo, pegamento dos frutos, fechamento peduncular e ausência de defeitos são analisados o tempo todo no melhoramento genético e são os responsáveis pela qualidade dos alimentos”, explica o especialista. 

Garantindo bons resultados

Ainda segundo Oioli, todos estes fatores comportamentais da planta são observados nas regiões produtoras por um período de 4 a 5 anos antes de serem colocados no mercado. Durante este tempo, também é ajustado o tipo de nutrição que cada planta necessita, já que algumas variedades são mais exigentes que outras.

Mesmo conhecendo todo o processo de nutrição das plantas, podem ocorrer perdas que estão relacionadas ao ataque de pragas e doenças, fatores climáticos, chuvas e irrigação por aspersão em quantidades volumosas, que podem complicar muito a vida das plantas e a produção dos frutos.

“Quando comercializamos as sementes, na realidade comercializamos o potencial de produção e a qualidade desta produção, associado às resistências e tolerâncias da planta. O fato de testar e observar seu comportamento por esses longos períodos é que faz toda a diferença”, finaliza o CEO.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024