Bosch e Basf fundam centro de projetos para soluções de plantio e fertilização

Atividades ampliadas para desenvolvimento em conjunto agregam desenvolvimento de sistema para aplicação direcionada de sementes e fertilizantes

23.07.2020 | 20:59 (UTC -3)
Roberta Silveira

A Bosch e a xarvio Digital Farming Solutions da Basf fortalecem a parceria no desenvolvimento de soluções para agricultura digital. As empresas fundaram um centro de projetos em Curitiba/PR, que permitirá que os parceiros realizem atividades conjuntas de pesquisa e desenvolvimento em um único local. O objetivo dessa colaboração é desenvolver um sistema inteligente de aplicação de fertilizantes e uso de sementes, com base nas  necessidades locais. “Com a nossa solução inovadora, os agricultores podem levar em consideração condições como a topografia do campo, qualidade do solo e a precipitação em seus trabalhos futuros. Essa inovação minimiza custos, aumenta os rendimentos e protege o meio ambiente” explica Andrew Allen, responsável pela divisão de Veículos Comerciais e Fora de Estrada da Robert Bosch.

Solução digital para otimização de culturas

A base do desenvolvimento fornecido pela Bosch é a Solução de Plantio Inteligente (IPS - Intelligent Planting Solution) para controle automático de semeadura, apresentado em 2018 para o mercado. Já a base da colaboração intensificada para xarvio é o Field Manager, disponível desde 2019, que faz o gerenciamento de nutrientes nas áreas de infestação e oferece mapas de aplicação variáveis para sementes. A xarvio Field Manager é uma solução digital que auxilia os agricultores a melhorarem e automatizarem sua produção agrícola de maneira sustentável. Com o Field Manager, agricultores podem visualizar o status das plantações a qualquer momento, receber notificações e recomendações de forma individualizada e por talhão. “No uso diário, xarvio Field Manager determina exatamente qual e quantas sementes e fertilizantes fornecerão o rendimento máximo enquanto preservam o meio ambiente”, explica Carvin Scheel, engenheiro de Produtos da BASF Digital Farming. Para esse propósito, xarvio traz ao projeto a sua ampla experiência em agronomia digital.
 

Sensor de solo permite a regulação direta de fertilizantes

O sistema IPS da Bosch desenvolverá os componentes e interfaces necessários, além de fazer toda a integração de todo o sistema para uso em máquinas de plantio ou de semeadura. O sistema atualmente disponível apoia os agricultores por meio de quatro funções: com base nas informações coletadas pelos sensores e mapas digitais para aplicação variável, a tecnologia controla a quantidade ideal de sementes, sua separação e a distância entre os cultivos em cada linha. Se a fertilidade do solo for variável, a IPS regula automaticamente a quantidade de sementes sem que o agricultor precise intervir. Além disso, o sistema também garante uma distribuição ideal de sementes na topografia em curva, ajustando a quantidade de sementes para os sulcos internos e externos de maneira direcionada. 

Já a semeadura dupla é evitada, pois o sistema reconhece de maneira confiável os sulcos plantados anteriormente e desativa a aplicação ao passar por eles novamente. Os componentes do sistema IPS - a unidade de controle, os atuadores de sementes / fertilizantes, os sensores e a PowerBox - são todos baseados em componentes utilizados no setor automotivo. A unidade de controle, adaptada especificamente para os requisitos da IPS, regula a quantidade de sementes aplicadas pelas unidades de dosagem com base nos dados dos sensores e na velocidade e no sistema de navegação por satélite. O lançamento no mercado do sistema combinado de dosagem de sementes e fertilizantes está planejado para as próximas semanas. 


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024