Brasilseg debate desafios da gestão de risco no agronegócio em universidades

Iniciativa visa desenvolver soluções em pesquisa aplicada e tecnologia

17.02.2020 | 20:59 (UTC -3)
Patricia Polo

Para apresentar o dia a dia da seguradora e conhecer os projetos acadêmicos sobre inovação tecnológica apresentados no Agrohackathon, realizado em Curitiba, em 2019, a Brasilseg, uma empresa BB Seguros, recebeu alunos de ciências agrárias da Universidade Federal do Paraná (UF-PR) e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) em sua sede, em São Paulo.

O encontro possibilitou a integração entre seguradora e academia para o desenvolvimento de pesquisas aplicadas e soluções tecnológicas voltadas ao segmento agropecuário. Durante a visita, a área técnica apresentou os processos da companhia e o trabalho de monitoramento da produção, avaliação e aceitação de riscos, apuração dos sinistros e o desenvolvimento de produtos, além da gestão das lavouras com o sensoriamento remoto.

"Somos a seguradora que mais investe no agronegócio brasileiro e essa iniciativa reforça o nosso compromisso de buscar e apoiar o desenvolvimento de soluções capazes de atender às necessidades dos produtores rurais. Além disso, apoiamos a produção acadêmica e a formação profissional de jovens para atuar no setor. Fomos mentores na excelente iniciativa do Agrohackathon, que contou com o apoio do Ministério da Agricultura, e gostaríamos de dar continuidade e oportunidade aos alunos para apresentar seus projetos e conhecer melhor a seguradora", afirma Paulo Hora, superintendente de seguros rurais da Brasilseg, uma empresa BB Seguros.

Na opinião de Gilson Martins, fundador e coordenador do Centro de Economia Aplicada, Cooperação e Inovação no Agronegócio (CEA) da UF-PR, os encontros com o setor produtivo permitem aos alunos entender as reais necessidade do setor, estimulando a produção de soluções tecnológicas práticas. "A aproximação do setor de seguro agrícola com a academia é histórica, porque ainda são poucos os centros universitários brasileiros que se ocupam com esse tema. A importância que o seguro agrícola vem ganhando nos últimos anos torna iniciativas como esta ainda mais relevantes, pois o setor vai precisar cada vez mais aprimorar seus produtos e serviços e a academia vai contribuir muito ao trazer docentes e estudantes para ajudar a pensar soluções inovadoras à gestão de riscos rurais", explica.

A UFPR foi a primeira a incluir o tema seguro e crédito na grade de ciências agrárias.

No segmento de seguros para o agronegócio desde 2000, a Brasilseg possui mais de 700 mil produtores com apólices de seguros rurais vigentes, nos diversos ramos que atua no segmento (máquinas, benfeitorias, vida do produtor rural, agrícola e pecuário).

Nos seguros agrícolas, em especial, oferece seguros para 18 culturas, em mais de 4 mil municípios atendidos em todos os estados produtores e mais de R$ 17,8 bilhões em capital protegido por safra, espalhados em 7,4 milhões de hectares.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024