Bunge lança aplicativo para caminhoneiros agendarem fretes de grãos

Empresa movimenta anualmente mais de 25 milhões de toneladas em grãos

14.04.2020 | 20:59 (UTC -3)
Sabrina Daspett

A Bunge lança o Vector, uma solução tecnológica que permite o agendamento de fretes via aplicativo de celular. A ferramenta reúne informações sobre cargas da Bunge disponíveis para movimentação: locais de retirada e destino, janela de tempo para retirada e entrega, bem como o valor por tonelada. Motoristas cadastrados no aplicativo podem selecionar um frete e agendar o carregamento em poucos segundos, sem a necessidade de comparecimento presencial a uma das filiais da companhia para retirar a ordem de carregamento, que passa a ser digital e confirmada no momento da escolha pelo caminhoneiro.

Por estar integrado ao sistema operacional da Bunge, um dos principais diferenciais da ferramenta é permitir não só o agendamento como também a confirmação automática, garantindo a carga ao motorista. Como elimina uma etapa presencial do processo, a ferramenta também diminui a exposição dos profissionais a situações onde é necessário o contato físico – o momento das negociações de fretes e prazos.

A proposta do Vector é otimizar o tempo dos parceiros de transporte da Bunge, permitindo que fiquem menos tempo ociosos e mais tempo carregados, na estrada. A operação logística da companhia conta com 320 mil caminhoneiros parceiros em sua base e movimenta mais de 25 milhões de toneladas de grãos por ano. O volume em frete para o transporte das commodities gira em torno de R$ 3,5 bilhões. “As dimensões da operação da Bunge fazem com que o Vector já nasça gigante”, afirma o diretor de Logística da empresa, Makoto Yokoo. O executivo projeta que cerca de 50 mil motoristas estejam utilizando a plataforma até o final do primeiro ano de funcionamento do aplicativo.

Em implantação gradual desde janeiro de 2020, o Vector já soma mais de 23 mil downloads e 18 mil cadastros efetivos. O aplicativo já é responsável pela movimentação de cerca de 45% do total de cargas movimentadas pela Bunge pelo modal rodoviário. A ferramenta está disponível para download em todo o Brasil, com versões para os sistemas operacionais Android e iOS.

O cadastro para uso do Vector é simples e totalmente digital, basta tirar uma foto da CNH e uma selfie que o sistema completa as informações automaticamente. A partir daí, o profissional já pode visualizar os fretes, selecionar e agendar o carregamento, além de obter o Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe), documento necessário para a movimentação de cargas.

“Entendemos o Vector como uma inovação na gestão do nosso negócio, pois a tecnologia otimiza processos da Bunge, nos dando a oportunidade de envolver funcionários que hoje se dedicam muito a tarefas operacionais em funções mais analíticas. O Vector permite que tanto a Bunge quanto os caminhoneiros façam melhor uso do seu tempo. Neste cenário de pandemia, a ferramenta também é uma grande aliada do motorista por diminuir a exposição dos profissionais a situações presenciais. Já estamos observando aumento no número de usuários ativos desde as duas últimas semanas de março. Hoje, cerca de 35% do total de motoristas que baixaram o aplicativo são usuários ativos da ferramenta frente a 20% no início de março”, completa Makoto.

O aplicativo de logística da Bunge é mais uma investida da empresa em iniciativas de base tecnológica que contribuam para melhorar o relacionamento da companhia com seus parceiros de negócio e gerar valor para a cadeia e o mercado de forma geral. Em 2017, a Bunge lançou, com a The Nature Conservancy e outras empresas do setor, o Agroideal, uma plataforma de inteligência territorial online, gratuita e aberta que contribui para a identificação de áreas de maior oportunidade econômica e menor risco socioambiental para expansão agrícola. Em 2018, por meio da Bunge Ventures, a empresa participou de rodada de investimentos na startup argentina Agrofy, um marketplace de produtos voltados ao agronegócio. Além disso, juntamente com outras tradings, a companhia é fundadora da Convantis, iniciativa dedicada a modernizar o comércio global de commodities, cuja plataforma blockchain pode ser lançada ainda este ano.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024