Bureau Veritas fecha parceria com a Indigo para aumentar lucratividade da soja

Parceria inédita visa aumentar a lucratividade das plantações de soja de forma mais sustentável

28.09.2018 | 20:59 (UTC -3)
Thais Fernandes

O Grupo Bureau Veritas, empresa mundial em Teste, Inspeção e Certificação (TIC), iniciou uma parceria com a Indigo Agricultura para monitoramento e certificação de plantações de soja tratadas com tecnologia microbiana. A companhia passa a monitorar os processos de plantio, cultivo e colheita em mais de 15 fazendas no Brasil para comparar resultados entre lavouras com protocolo de tratamento de sementes industrial tradicional e outras com sementes com o protocolo introduzido pela startup. O tratamento de sementes industrial indicado pela Indigo melhora a saúde da lavoura e reduz o uso dos recursos naturais aumentando a lucratividade do produtor.

“Nossa experiência em inspeções contribuirá para comparar os dois tipos de lavouras, as que recebem as sementes com tratamento  da Indigo e as que seguem o processo tradicional. Com isso, poderemos coletar mais dados para aperfeiçoar o processo e oferecer soluções que garantam uma melhor produção de grãos e o seu valor no mercado nacional e internacional”, explica Eduardo Kuhlmann, diretor da Plataforma Agri&Portuária Latam do Grupo Bureau Veritas.

Mais de 34 mil hectares serão semeados em fazendas no Mato Grosso, Goiás e Bahia. A Indigo Agricultura fornecerá sementes tratadas com tecnologia microbiana, que utiliza microorganismos capazes de oferecer maior tolerância às lavouras em ambientes de estresse, reduzindo o uso de defensivos agrícolas e recursos naturais. O monitoramento do ciclo de cultura será realizado por um software de controle e uma equipe técnica composta por auditores e agrônomos do Bureau Veritas. Os profissionais farão visitas em campo, além de analisarem dados remotamente por drones e satélites, seguindo uma tendência de agrodigitalização.

O sistema do Bureau Veritas aponta índices e porcentagens de cobertura foliar e reúne imagens de alta definição das lavouras, possibilitando que eventuais problemas sejam identificados na análise produtiva e corrigidos no campo.

A inovação da Indigo no setor garantiu recentemente um aporte adicional de US$ 250 milhões, chegando a um investimento total de US$ 650 milhões na empresa. Nascida nos Estados Unidos há quatro anos, com foco em melhorar a saúde e a produtividade das lavouras com produtos microbianos e melhorar a lucratividade dos produtores. A empresa já está na Argentina, Austrália e acaba de chegar no Brasil e firmou a parceria com o Bureau Veritas para o controle de suas primeiras áreas de plantio comercial.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024