​Cadeia do trigo promove 1ª Corrida Trigo é Saúde, em São Paulo (SP)

Ação visa divulgar os benefícios do trigo e produtos derivados, atrelando seu uso aos conceitos de saúde, bem-estar e energia, necessários para a prática de atividades físicas

24.08.2017 | 20:59 (UTC -3)
Ana Flávia Gimenes

Para incentivar o consumo dos produtos derivados do trigo, tais como farinha de trigo, pão, macarrão e apresentar ao consumidor final a importância dos carboidratos na alimentação, as principais entidades do setor promovem no dia 15 de outubro a 1ª corrida “Trigo é Saúde”, no Vale do Anhangabaú, em São Paulo (SP). A ação também comemora três importantes datas celebradas nos meses de outubro e novembro: o dia do pão (16/10), o dia do macarrão (25/10) e o dia do trigo (10/11).

A corrida é uma ação que será realizada pela Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi), Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo), Sindicato e Associação dos Industriais de Panificação e Confeitaria de São Paulo e o Instituto do Desenvolvimento da Panificação e da Confeitaria de São Paulo – IDPC (Sampapão) e o Sindicato da Indústria do Trigo no Estado de São Paulo (Sindustrigo).

Um dos diferenciais da corrida “Trigo é Saúde” é o percurso, que passa por diferentes pontos históricos do centro de São Paulo, como o Mosteiro de São Bento, a padaria mais antiga da cidade e o Teatro Municipal. Os participantes possuem três opções de modalidades: caminhada de quatro quilômetros e corrida de quatro e oito quilômetros.

“A Corrida 'Trigo é Saúde' é uma atividade que colabora para divulgar a importância do trigo para uma vida saudável. Essa iniciativa fortalece as ações promovidas pelo Sindustrigo, que buscam incentivar o desenvolvimento do setor como um todo, bem como a união de seus diferentes elos em torno do estímulo ao consumo dos seus derivados”, afirma o presidente do Sindustrigo, Christian Saigh.

Fonte de energia para o organismo, os alimentos à base de trigo, como os pães e as massas, podem ser consumidos antes e depois da prática de exercícios físicos, como a corrida, pois possuem importante papel na preparação e recuperação do corpo. “A Corrida do Trigo é uma ação que nos ajuda a disseminar e ressaltar os valores nutricionais e principalmente os atributos energéticos dos biscoitos, das massas alimentícias e dos pães, que garantem um bom desempenho aos atletas profissionais e amadores durante a prática de atividades físicas. A promoção da saúde e do bem-estar é uma das principais bandeiras levantadas por nós”, ressalta o presidente-executivo da Abimapi, Claudio Zanão.

Para o diretor da Abitrigo,Ricardo Tortorella, o valor nutricional e os benefícios do consumo de derivados do trigo para uma vida saudável são os principais destaques do evento, que pretende promover a conscientização da importância desses alimentos para o dia a dia das pessoas. “Nosso objetivo em participar desta iniciativa é promover a reflexão sobre como conquistar uma rotina mais saudável, que alia atividade física e alimentação equilibrada. A farinha de trigo e seus derivados ganham destaque neste cenário. Por ser um cereal rico em carboidrato, os alimentos à base de trigo são nossas principais fontes de energia e ainda fornecem vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo”.

Representando as padarias de todo o estado, o Sampapão apoia a ação, destacando o papel do trigo na alimentação saudável, principalmente aliada à prática regular de exercícios. “Nossa adesão à Corrida do Trigo vem de encontro à conscientização de que o trigo, ingrediente básico do pãozinho, faz bem à saúde assim como fazer qualquer tipo de atividade física. Durante o evento, entregaremos pães para os participantes da corrida como forma de comemorar o Dia Mundial do Pão, alertando sobre a fome no mundo”, diz Antero José Pereira, presidente do Sampapão.

As inscrições da corrida seguem até o dia 05 de outubro e podem ser realizadas pelo site oficial do evento http://www.yescom.com.br/corridadotrigo/2017/index.asp. Até às 16h do dia 31 de agosto, as inscrições estarão com preço promocional de R$ 50,00. Após essa data o valor passa para R$ 85,00.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024