Café não sofre prejuízos na colheita

Para as culturas da cana-de-açúcar e café, as precipitações não irão trazer nenhum prejuízo ao andamento da colheita, já que serão pontuais e, sobretudo, de curta duração

01.06.2018 | 20:59 (UTC -3)
Climatempo

A passagem de uma frente fria pelo Sul do país deixa o tempo instável em boa parte da região, além do Mato Grosso do Sul. Com isso, a sexta-feira (01) deve ter chuva sob boa parte das regiões produtoras do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, oeste do Paraná e sul do Mato Grosso do Sul.

Entre amanhã (02) e domingo (03), o sistema avança para São Paulo, possibilitando pancadas de chuva em alguns pontos do estado e pancadas mais isoladas sobre Mato Grosso e Goiás. Para o começo da semana que vem, há previsão de voltem a ocorrer algumas pancadas de chuva isoladas sobre São Paulo, Mato Grosso, Goiás e metade sul de Minas Gerais, mas com exceção das faixas sul e leste de São Paulo, a chuva será muito pontual, de fraca intensidade e de curta duração.

A tendência é de instabilidades bem mais concentradas sobre a Região Sul do Brasil, com eventuais pancadas de chuva sobre as áreas produtoras do Mato Grosso do Sul, São Paulo e eventualmente no sul de Minas Gerais. Já em toda a região do cerrado brasileiro a previsão é de tempo seco e grande amplitude térmica.

Situação das áreas produtoras

A chuva no Sul, está possibilitando uma manutenção da umidade do solo, favorecendo o desenvolvimento das lavouras de 2ª safra, mas principalmente às lavouras de inverno, como trigo. As condições irão se manter boas para a continuidade do plantio e o desenvolvimento das lavouras de inverno, já que na semana que vem há chance de ocorrer mais pancadas de chuva.

Para as culturas da cana-de-açúcar e café, as precipitações não irão trazer nenhum prejuízo ao andamento da colheita, já que serão pontuais e, sobretudo, de curta duração. Até mesmo no Mato Grosso, em que há o risco de que as pancadas de chuva prejudiquem as lavouras de algodão, não vai ocasionar danos, por também ser pontual.

Temperatura nos próximos dias

Nos próximos dias, uma massa de ar polar começa a avançar sobre o Sul do país, diminuindo as temperaturas e causando geada em algumas áreas isoladas. No final da próxima semana, após a passagem de uma nova frente fria, uma massa de ar polar ocasionará uma queda mais acentuada das temperaturas mínimas, principalmente nos estados da Região Sul e Sudeste do país. Como é normal para essa época do ano, ocorre uma queda mais acentuada das temperaturas mínimas a cada 10 a 15 dias.

Saiba mais aqui.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024