Câmara Setorial da Citricultura discute ações de controle do greening em São Paulo e no Paraná

Os membros da Câmara discutiram as ações de controle do greening no Paraná, em São Paulo e em outros estados

22.06.2018 | 20:59 (UTC -3)
Fundecitrus

Nesta quinta-feira (21) foi realizada a 54ª reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Citricultura, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em Maringá (PR), no auditório da Sicredi. A reunião foi liderada pelo presidente da Câmara e do Fundecitrus, Lourival Carmo Monaco, e contou com a participação de representantes da citricultura de diferentes estados e do Secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, George Hiraiwa, e do diretor-presidente do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), Florindo Dalberto.

Os membros da Câmara discutiram as ações de controle do greening no Paraná, em São Paulo e em outros estados. Durante a reunião, o fiscal de defesa agropecuária e engenheiro agrônomo da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) José Croce fez uma atualização sobre a citricultura do estado e sobre o combate à doença. O coordenador técnico da Cooperativa Agroindustrial (Cocamar), Robson Luis Ferreira, abordou o modelo de transferência de tecnologia da instituição para os citricultores cooperados.

O controle em São Paulo foi abordado pelo engenheiro agrônomo do Fundecitrus Guilherme Rodriguez que apresentou um balanço das ações de controle externo em São Paulo, o sistema de Alerta Fitossanitário, que monitora a presença do psilídeo, e a relação entre os custos e os benefícios proporcionados por este trabalho. “A reunião foi importante para discutir as ações que podem ser tomadas para conter a doença. A ideia é ter propostas práticas e viáveis para o produtor e para o governo”, conta o agrônomo.

Além do combate ao greening, também foram abordados os dados do inventário de árvores e da estimativa da safra de laranja 2018/19, gerados pela Pesquisa de Estimativa de Safra (PES), com apresentação do gerente-geral do Fundecitrus, Juliano Ayres. Após o término da reunião foi feita uma visita técnica aos pomares da região.  

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024