Câmara Setorial da Citricultura discute plano nacional de combate ao HLB

A proposta prevê a realização de ações para o controle de HLB e do inseto transmissor, o psilídeo Diaphorina citri, por meio do desenvolvimento de projetos de pesquisa

24.02.2017 | 20:59 (UTC -3)
Fundecitrus

A Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Citricultura do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) discutiu uma proposta de plano nacional de combate ao HLB (huanglongbing) ou greening, apresentada pelo presidente da Câmara e do Fundo de Defesa da Citricultura - Fundecitrus, Lourival Carmo Monaco, na primeira reunião do ano, realizada nessa terça-feira (21), em Brasília.

A proposta prevê a realização de ações para o controle de HLB e do inseto transmissor, o psilídeo Diaphorina citri, por meio do desenvolvimento de projetos de pesquisa, revisão da legislação da doença, eliminação de pomares abandonados, conscientização dos citricultores para adoção das medidas de controle, motivação da sociedade sobre a necessidade de colaborar com a eliminação de plantas cítricas e murtas na área urbana e ações de difusão de tecnologia e comunicação. “A intenção é que seja desenvolvido um plano de controle de HLB conjunto em todos os estados, intensificando o combate à doença e tornando-o mais eficaz”, afirma Monaco.

O enquadramento do psilídeo como praga emergencial também foi pauta da reunião e será enviada uma solicitação para o MAPA pedindo pela mudança. “A medida facilita o registro de novos defensivos químicos e dessa forma amplia o leque de ofertas no mercado. Atualmente, a quantidade de produtos disponíveis é baixa, o que dificulta a rotação nas aplicações e pode causar resistência do inseto aos defensivos”, diz o presidente.

O diretor-executivo da CitrusBr, Ibiapaba Neto, apresentou a campanha de incentivo ao consumo de suco de laranja na Europa, que tem o objetivo de reequilibrar o debate em relação ao suco e engajar os consumidores lembrando-os dos benefícios proporcionados pela fruta. A preocupação com o aumento da qualidade e o estabelecimento de uma porcentagem mínima de suco de laranja nos néctares também foram abordados.

A reunião tratou ainda sobre as demandas de pequenos produtores da Bahia, a comercialização da safra 2017/18, o preço mínimo para a caixa de limão, a Instrução Normativa 48/2013 referente à manutenção de material cítrico em ambiente controlado e viveiros telados e o registro de novos produtos para a citricultura.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024