Câmara Setorial do Arroz encaminhará pedido de apoio à atingidos por enchentes

Setor pede linhas de crédito especiais para regiões como Fronteira Oeste e Depressão Central do Rio Grande do Sul

18.02.2016 | 21:59 (UTC -3)
Nestor Tipa Júnior

Realizada na manhã desta quinta-feira durante a Abertura Oficial da Colheita do Arroz, em Alegrete (RS), a reunião da Câmara Setorial do Arroz do Ministério da Agricultura definiu que encaminhará documento à pasta pedindo apoio para os produtores atingidos pelas enchentes do final do ano de 2015 no Rio Grande do Sul, especialmente na Fronteira Oeste e Depressão Central.

Conforme o presidente da Câmara e presidente da comissão do arroz da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Francisco Schardong, será feito pedido especial para estes produtores por causa das grandes perdas causadas pelas chuvas, o que vem comprometendo a renda dos arrozeiros da região. "Um documento será entregue com uma moção feita a pedido da Federarroz e com o apoio da Câmara para que se peça um tratamento diferenciado para os produtores, especialmente da Depressão Central, com uma janela de excepcionalidade, pois a situação foi muito complicada para estes agricultores", salienta.

O presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Henrique Dornelles, afirma que os prejuízos ultrapassaram os R$ 500 milhões. "Encaminhamos uma solicitação que o ministério olhe para o setor e dê uma atenção especial para os produtores da Fronteira Oeste e Depressão Central. Precisamos de uma linha de crédito para equalização e dar um pouco mais de segurança para os produtores duramente atingidos pelas enchentes", ressalta.

Os dirigentes garantiram durante a reunião que o fato de redução na produção não vai afetar o abastecimento de arroz no Brasil, onde o consumo é estimado em 12 milhões de toneladas, e por isso não há a necessidade de importação do cereal. "A medida em que o Rio Grande do Sul foi atingido pelas enchentes e tivemos quebra significativa, se voltam ao Estado todas as atenções já que há um temor que faltará arroz no Brasil. Pudemos verificar pelo setor industrial e produtivo de que não existe qualquer risco de desabastecimento e que teremos condições de atender este mercado", avalia Dornelles.

A vigésima sexta edição da Abertura Oficial da Colheita do Arroz ocorre entre os dias 18 e 20 de fevereiro de 2016 no Parque Lauro Dornelles, em Alegrete. O evento é organizado pela Federarroz e Associação dos Arrozeiros de Alegrete, com o apoio do Sindicato Rural de Alegrete. Mais informações podem ser obtidas no site www.colheitadoarroz.com.br.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024