Cana-de-açúcar tem colheita comprometida no início desta semana

​A presença de áreas de instabilidade associada a uma frente fria, que avança pelo Sudeste neste início de semana, deixa o tempo instável e com previsão para pancadas de chuva em diversas localidades

08.10.2018 | 20:59 (UTC -3)
Climatempo

A presença de áreas de instabilidade associada a uma frente fria, que avança pelo Sudeste neste início de semana, deixa o tempo instável e com previsão para pancadas de chuva em diversas localidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. No Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso, Rondônia, Tocantins e no Pará, a previsão continua sendo de pancadas irregulares.

A tendência é que o tempo mais instável se mantenha até terça-feira (09). A partir de quarta-feira (10) a tendência é que a chuva continue mais concentrada sobre o Sul, com previsão apenas para eventuais pancadas de chuva sobre o extremo sul de Goiás e metade sul do Mato Grosso.

Com uma tendência de tempo mais nublado neste começo de semana, a colheita da cana-de-açúcar irá ser comprometida nesta segunda (08) e terça-feira, sendo retomada entre a quarta e a sexta-feira (12). Tais condições meteorológicas irão manter favoráveis ao desenvolvimento não só dos canaviais, mas também para o café e citros.

Na Região Sul, a instabilidade regular e em bons volumes tem mantido os solos com excelentes níveis de umidade, favorecendo tanto o rápido avanço do plantio quanto o desenvolvimento das lavouras. Entretanto, em algumas propriedades, o excesso de umidade prejudica o desenvolvimento final das lavouras de trigo, sem causar perdas significativas.

Para o arroz cultivado em toda a metade sul do Rio Grande do Sul, apenas esta segunda e terça-feira devem ser marcadas pelo tempo mais firme, já que os modelos sinalizam o retorno das chuvas já na madrugada de quarta-feira. As primeiras pancadas de chuva devem ocorrer sobre a metade oeste do Rio Grande do Sul e só na quinta-feira (11) atingir toda a metade sul. Desse modo, apenas pouquíssimos produtores irão conseguir avançar com o plantio do arroz, uma vez que a chuva que está sendo prevista inviabilizará totalmente a atividade ao longo dessa semana, atrasando ainda mais a finalização do plantio. 

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024