Cana tem paralisações momentâneas na colheita

Ainda há muitas áreas de instabilidade sobre o Sul do Brasil, o que deixa o dia com muita nebulosidade e registros de novas pancadas de chuva em diversas localidades da Região Sul, de Mato Grosso do Sul e São Paulo

03.09.2018 | 20:59 (UTC -3)
Climatempo

A passagem de uma frente fria pela Região Sul do país levou chuva generalizada sobre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, boa parte do Paraná e sul do Mato Grosso do Sul. No entanto, o sistema já começa a perder força e avança, nesta manhã (03) ao Atlântico.

Ainda há muitas áreas de instabilidade sobre o Sul do Brasil, o que deixa o dia com muita nebulosidade e registros de novas pancadas de chuva em diversas localidades da Região Sul, de Mato Grosso do Sul e São Paulo. Porém, em São Paulo, a instabilidade será muito irregular e mais concentrada sobre o extremo sul e leste do estado.

A chuva no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, possibilitam a manutenção da umidade do solo, garantindo boas condições ao desenvolvimento das lavouras de trigo. No caso do arroz, as precipitações ainda atrapalham o preparo do solo e o próprio plantio. Mesmo com a ocorrência de pancadas de chuva sobre algumas áreas produtoras de cana-de-açúcar, não há nenhum prejuízo, apenas paralisações momentâneas da colheita.

Expectativa para as lavouras
 

A semana será de tempo aberto e sem previsão de chuva em, praticamente, todo o Brasil. Uma massa de ar polar deve avançar sobre o centro-sul e provocar o declínio acentuado das temperaturas mínimas, em que há riscos de ocorrência de geada pontual no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina na madrugada de quarta-feira (05).

Não há riscos de geada nas áreas produtoras de café e de cana-de-açúcar, mas pode pegar algumas áreas de trigo e milho do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Por conta da massa de ar seca e fria, o tempo ficará aberto e irá possibilitar o rápido avanço da colheita do milho safrinha, algodão, café e cana-de-açúcar. Sem que ocorra quaisquer transtornos a essa atividade.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024