Capacitação sobre produção de bananas reúne técnicos e produtores na Embrapa Amazônia Ocidental

Com o objetivo de capacitar profissionais da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e produtores rurais, a Embrapa Amazônia Ocidental promoveu o curso Sistema de Produção de Banana

20.03.2018 | 20:59 (UTC -3)
Fernando Goss​

A banana é uma das frutas mais apreciadas na região norte, porém a produção no Amazonas é muito menor que o consumo. Com o objetivo de capacitar profissionais da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e produtores rurais, a Embrapa Amazônia Ocidental promoveu o curso Sistema de Produção de Banana, realizado no dia 15, na sede da empresa, em Manaus (AM). Ministrado pelos pesquisadores Luadir Gasparotto e Mirza Normando Pereira, o curso reuniu 40 pessoas em aulas teóricas e práticas e o objetivo foi repassar informações técnicas e resultados da pesquisa que contribuam para o aumento da produtividade do fruto e a melhoria na renda de produtores. 

Um dos assuntos tratados durantes os cursos são as principais doenças e pragas que afetam os bananais na região, destacando a sigatoka-negra e o mal-do-panamá. O pesquisador Luadir Gasparotto ressaltou que quanto mais cedo for identificado melhor serão as formas de controlar pragas e doenças nas plantações. Por isso, de acordo com o pesquisador, é importante que o produtor saiba o que está afetando sua a plantação e tome medidas rápidas. Gasparotto disse ainda que nos últimos anos a Embrapa vem realizando testes e recomenda o uso de cultivares que são, comprovadamente, resistentes a doenças, especialmente à sigatoka-negra e ao mal-do-panamá. “Além de resistentes, essas cultivares têm boa produtividade, desde que manejadas de forma correta”.

Já a pesquisadora Mirza Normando Pereira, enfocou o sistema de produção de banana, repassando informações que possam contribuir com o aumento da produtividade. Segundo ela, os cuidados devem começar antes mesmo do plantio, com escolha de área adequada e o preparo do solo. Além disso, a escolha das mudas, de preferência de cultivares resistentes a doenças, é outro fator importante para o estabelecimento do plantio.  “Para elevar a produção, é necessário não apenas aumentar a área de cultivo, mas obter produtividades maiores, o que depende da disponibilização e adoção de orientações técnicas atualizadas para o cultivo da banana”, ressaltou a pesquisadora.

Para o produtor Francisco de Assis Vieira Arruda, participar da capacitação foi uma forma de ampliar os conhecimentos técnicos e melhorar sua produção. Com uma área de aproximadamente quatro hectares plantados no interior do município de Rio Preto da Eva com as cultivares caipira e thap meo, Arruda relatou que vem obtendo resultados satisfatórios, mas que sempre é possível melhorar. “Temos uma cooperativa de produtores e quase todos produzem banana. Esse tipo de curso só contribui para melhorarmos a produção e a renda. Vou inclusive sugerir para Embrapa qua faça um curso desses na nossa comunidade, ajudando assim mais produtores”, finalizou no produtor.     


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024