Case IH apresenta as principais tecnologias no EsalqShow

Inovações e tecnologias que sustentam a produção de cana-de-açúcar são temas do debate da marca no evento em Piracicaba (SP)

11.10.2019 | 20:59 (UTC -3)
Rafaela Gonçalves

A Case IH, marca da CNH Industrial, apoia e participa do Esalqshow – iniciativa da Esalq/USP (Universidade de São Paulo) que estimula inovações e o empreendedorismo na agricultura e em setores associados – que acontece na própria universidade, em Piracicaba (SP). Além de expor máquinas e contar com uma equipe de recursos humanos no local com o objetivo de encontrar novos talentos, a marca vai participar de um painel sobre Sistemas de Produção.

Entre outros convidados, Roberto Biasotto, responsável de Estratégia de Portfólio de Produto da CNH Industrial, compõe o debate – marcado para sexta-feira (11), das 14h às 15h15. Para participar, basta realizar a inscrição no site. As inscrições são gratuitas.

Biasotto vai falar sobre as principais inovações e tecnologias em mecanização agrícola, passando pela colheita mecanizada até a agricultura digital.

Colheita mecanizada

A Case IH desenvolve uma série de tecnologias voltadas ao setor sucroenergético. Este ano, inclusive, a marca comemorou os 75 anos do início da colheita mecanizada, com a criação da tecnologia Austoft, presente em todas as colhedoras de cana da Case IH.

A colheita mecanizada trouxe diversos benefícios sociais, ambientais e agronômicos. Por meio dela, houve uma redução significativa de queimadas geradas pela colheita manual e, consequentemente, menor emissão de poluentes. “Isso reduz a emissão de gases do efeito estufa, o que gera benefícios ambientais e torna a atividade mais sustentável”, comenta Biasotto.

As condições de trabalho, antes da colheita mecanizada, não eram ideais e, nessa transição, a Case IH investiu muito na qualificação da mão de obra, dando a oportunidade para o antigo cortador de cana virar operador de máquinas.  No campo agronômico, as vantagens são enormes. “Também há o chamado ganho agronômico, uma vez que a palha permanece no solo e a cobertura vegetal reduz a possibilidade de erosão, além de criar uma condição melhor para a fertilização”, afirma.

Monitoramento de frota, gestão agronômica e gerenciamento de dados

E para tirar mais proveito das máquinas, Biasotto irá comentar sobre o AFS Connect, solução para monitoramento de frota, gestão agronômica e gerenciamento de dados em tempo real. As soluções de agricultura avançada da Case IH agregam ferramentas como imagens de satélite, drones, piloto automático, telemetria, sistemas de aplicação e meteorologia para que o produtor tome decisões cada vez mais assertivas.

Mas para ter acesso a todas essas informações em tempo real, é preciso ter conectividade. Por isso, a Case IH apoia o ConectarAGRO, iniciativa que vem conectando o campo brasileiro de forma efetiva, por meio da tecnologia 4G LTE 700MHz.

O ConectarAGRO é uma iniciativa da Case IH junto com as maiores empresas do agronegócio e com a Tim e a Nokia para expandir o acesso à internet no campo. “Com a conectividade, o produtor terá acesso, em tempo real, aos dados gerados pelas máquinas Case IH, além de obter outras informações climáticas e agronômicas”, afirma Biasotto.

Estande da Case IH

A Case IH tem um estande na Esalqshow com exposições das principais soluções da marca. O espaço AFS Connect apresenta todas as novidades relacionadas à conectividade, monitoramento de frota, gestão agronômica e gerenciamento de dados. As máquinas de alta potência, reforçando o DNA de gigantes da marca, também estão expostas no espaço. Além disso, uma equipe de profissionais de recursos humanos está no local. “A Case IH patrocina a Esalqshow, pois acredita que o conhecimento e a busca pelo novo são essenciais. A Esalqshow busca inovação, assim como a Case IH. Por isso, é um prazer fazer parte deste evento”, finaliza Biasotto.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024