Case lança pás-carregadeiras em mercados agrícolas de MT

Em Primavera do Leste e Pontes Lacerda, importantes polos do agronegócio matogrosense, as novas máquinas serão apresentadas nos dias 12 e 14 de dezembro

11.12.2017 | 21:59 (UTC -3)
Regina Trombelli

Produtores rurais, agropecuaristas e cerealistas, além de empresários da construção pesada, são os principais convidados da concessionária Tork para o lançamento das novas pás-carregadeiras da Case Construction Equiment: a W20F e a 621E. Os eventos acontecerão nos dia 12/12 em Primavera do Leste (MT) e no dia 14/12 em Pontes Lacerda (MT), cidades distantes entre si quase 700 quilômetros.

O diretor da Tork, Renato Nucci, explica que o mercado agropecuário é o de maior importância para o segmento na atualidade na região. “Há um crescimento constante pela  recuperação de áreas degradadas e utilização de novas áreas, que favorecem o agronegócio”.

Já o mercado de construção, explica Nucci, vem enfrentando dificuldades em função do baixo volume de obras. “Mas estamos confiantes que com a retomada da economia haja melhorias significativas a partir do ano que vem”, comenta o diretor da Tork, que também representa a CASE no Mato Grosso do Sul, Acre, Rondônia, Roraima e Amazonas.

As novas pás-carregadeiras CASE têm variadas aplicações no agronegócio, como abertura e limpeza de área para formação de pastagem e preparo para agricultura e movimentação de grãos dentro e fora de armazéns.

Mais duráveis e com custo menor – Os principais diferenciais dos dois novos modelos de pás-carregadeiras CASE são a durabilidade, menor custo de propriedade e consumo de combustível, informa o gerente de Marketing para a América Latina, Maurício Moraes.

No caso da W20F, o destaque é o motor mecânico e sem componentes eletrônicos. “Ainda existe no Brasil uma forte demanda por um produto simples, sem eletrônica embarcada e de baixo custo operacional e de manutenção”, garante Moraes. 

A W20F tem motor mecânico N67 da FPT Industrial, que atende à legislação MAR-I/Tier 3 e desenvolve 152 hp de potência bruta. É a mais robusta da categoria e traz vantagens em relação à versão anterior, como manutenção mais barata e facilidade de acesso ao motor, menor nível de ruído externo e produtividade 13% maior com a curva de torque do novo motor, que permite obter o torque máximo mais rápido e mantê-lo por mais tempo se comparado com a W20E. “Com isso, a máquina também enche a caçamba mais rapidamente, aumentando o rendimento do trabalho”, explica Moraes.

Na versão F, a W20 oferece uma manutenção até quatro vezes mais fácil que a E devido às novas portas de acesso ao compartimento do motor e ao reposicionamento das caixas de baterias. Também é equipada com sistema Cooling Box standard e similar ao dos modelos nacionais da Série E (621, 721 e 821) para melhor refrigeração e aumento da vida útil dos componentes. Como opcional, há o ventilador reversível acionado de dentro da cabine, que permite a limpeza de todos os trocadores de calor, mesmo com a máquina trabalhando, o que evita paradas indesejadas.

Para instalação do sistema de refrigeração, a versão F traz chassi traseiro 300 mm maior, mas mantendo o mesmo raio de giro do modelo E; além de um novo contra-peso devido ao aumento do chassi traseiro.

Outro fator que facilita a manutenção são as peças em comum com outros modelos. O motor da W20F é mecânico, mas da mesma família dos utilizados em outros modelos de pás-carregadeiras da marca (621E, 721E e 821E). “O cliente que tem um dos modelos da série E pode usar as peças em comum para fazer manutenção na W20, reduzindo seu estoque. Como exemplo, o filtro de combustível agora é igual para os quatro modelos”, compara Moraes.

O operador também ganhou mais conforto. Foi eliminado o ruído da marcha lenta e reduzido o nível de ruído externo para 107 dBA, que está em linha com os melhores do mercado.

A W20F passou por testes de campo em empresas que avaliaram o desempenho do modelo. “Uma grande siderúrgica mineira destacou o baixo nível de ruído externo e o desempenho maior em força de desagregação e estabilidade, mantendo o mesmo consumo de combustível em comparação com a W20E”, comenta Maurício Moraes.

Características da W20F

Motor/ Potência bruta - 152 hp (113 kW) @ 2500 rpm

Caçamba standard – 1,91 m³

Peso Operacional: 10.050 kg

Carga de Tombamento: 6.108 kg

Carga Operacional: 3.054 kg

Força de Desagregação: 8.126 kg

Economia em primeiro lugar – A 621E chega ao mercado com uma grande novidade em relação ao consumo de combustível: o motor eletrônico da FPT Industrial NEF6 Mar-I/Tier 3 com duas curvas de potência e três modos de trabalho (standard, econômico e automático). Além da curva standard, há também a econômica, que garante 10% de economia de combustível em relação à versão anterior.

O modelo também se diferencia com a curva de torque que permite atingir a potência mais rapidamente e mantê-la por mais tempo, garantindo agilidade ao encher a caçamba.

A durabilidade da versão E também é maior. No caso dos discos de freios, por exemplo, chega a 3 vezes mais.

O compartilhamento de peças também garante economia ao proprietário. A 621E tem peças em comum e utiliza motor da mesma família das pás-carregadeiras W20F, 721E e 821E. O óleo do motor, o filtro do motor e o filtro de ar agora tem necessidade de troca duas vezes menor do que na versão anterior; quanto ao líquido de arrefecimento, quatro vezes menor. Isso representa menor custo de manutenção e maior disponibilidade de máquina.

Características 621E

Motor/ Potência bruta: 137 hp (102 kW) @ 2000 rpm

Caçamba standard: 2,1 m³ (2,75 jd³)

Peso Operacional: 12.100 kg

Carga de Tombamento: 8.953 kg

Carga Operacional: 4.476 kg

Força de Desagregação: 11.841 kg

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