Cédula de Produto Rural (CPR) 100% digital incentiva crescimento do agro

Mudanças na lei buscam modernizar e aumentar a credibilidade desses títulos frente ao mercado

28.06.2021 | 20:59 (UTC -3)
Mariana Felipe de Oliveira

A Cédula de Produto Rural (CPR) é um dos principais instrumentos de financiamento do agronegócio brasileiro. No último ano, mudanças substanciais na MP do Agro, atual Lei 13.986/2020, permitiram que o produtor rural consiga realizar o registro da CPR de forma digital, sem necessidade de deslocamento. 

Pela Assinei, startup do Grupo Siagri especializada em gestão de contratos e assinatura eletrônica e digital para documentos do agronegócio, os clientes que conseguem reunir todas as assinaturas necessárias para a validação da CPR pela plataforma, de maneira que o documento chega ao cartório já com o certificado digital, pronto para ser registrado.  

Segundo a CEO da Assinei, Michely Souza, o processo de reunir as assinaturas necessárias para a CPR se tornou mais oneroso com a pandemia, devido ao distanciamento social, pois são muitos os custos operacionais para se coletar uma assinatura no papel e levar para registro em cartório. 

“Agora é possível digitalizar esse processo do início ao fim. O cliente reúne todas as assinaturas pela Assinei, algo que pode ser feito em minutos, inclusive integrado com sistemas de gestão. Além de reduzir custos, isso também representa produtividade com eficiência operacional de ponta a ponta, do distribuidor ao produtor rural”, diz Souza.  

As mudanças na lei buscam modernizar a CPR e aumentar a credibilidade desses títulos frente ao mercado. Vale ressaltar que a assinatura por certificado digital ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas) é segura e equivale a uma assinatura de próprio punho com reconhecimento de firma em cartório. Além dessa garantia, a Assinei utiliza tecnologia e criptografia para validar a autoria e integridade dos documentos e das assinaturas. 

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024