Centro de Distribuição de Peças da CNH atinge novas metas em sustentabilidade

Com conceito Green Building e certificação LEED Gold, unidade realiza o tratamento de 100% dos resíduos

03.06.2019 | 20:59 (UTC -3)
Grupo CNH

A unidade de negócios CNH Industrial Aftermarket Solutions coração da logística de peças que atende toda a rede concessionária das marcas Case, IVECO, FPT Industrial e New Holland, continua traçando novos objetivos para se manter mais sustentável. Esse ano, a unidade atingiu a meta de “Aterro Zero”, ou seja, tratamento de 100% dos seus resíduos. Materiais como madeira, plástico, papelão, material orgânico, óleo, entre outros, são reciclados e, os não recicláveis são agora enviados para coprocessamento, extinguindo assim o envio para aterro.

O prédio, inaugurado em 2010, possui 66 mil m² e foi construído dentro dos conceitos de Green Building, que identificam a construção e o empreendimento como ambientalmente responsáveis. Todo o material utilizado na construção teve a origem certificada para garantir que a obra não utilizasse elementos predatórios à natureza. Por isso, o CD recebeu da United States Green Building Council (USGBC) - uma das mais conceituadas entidades certificadoras do mundo – a certificação Green Building.

Para a gerente de marketing Aftermarket Solutions da CNH Industrial para América do Sul, Regina Barbosa, as ações de responsabilidade ambiental são essenciais para todo o grupo que tem a sustentabilidade como um dos pilares do negócio: “Somos o primeiro Centro de Distribuição do setor na América Latina a receber a certificação LEED Gold, o mais importante selo internacional de meio ambiente para edificações sustentáveis e, agora, somos também Aterro Zero, outro importante título que reafirma o nosso compromisso e ações em benefício ao meio ambiente”, pontua a executiva ressaltando ainda que, na América Latina, apenas 44 empresas tem a certificação LEED Gold, sendo a CNH Industrial a única montadora.

Além das iniciativas voltadas para a estrutura, como: prédio verde, economia de energia elétrica e água, reciclagem, eficiência logística, tratamento de resíduos, entre outros, a unidade promove ações de conscientização aos colaboradores, visando agregar a responsabilidade ambiental não só na rotina de trabalho, mas também para a comunidade onde está inserida.

Em dados, o Centro de Distribuição de Peças possui:

- 47% de economia de energia elétrica nos prédios;

- Leadership in Energy and Environmental Design;

- 100% dos efluentes gerados na planta tratados internamente atendendo aos padrões de emissões em corpo receptor. As estações têm capacidade para tratar 500 m3 por dia;

- 21 toneladas de madeira de embalagens de fornecedores são recicladas por mês;

- 97% dos resíduos de embalagens dos produtos que chegam ao CD são reciclados;

- 95% das embalagens de importação reaproveitadas;

- 100% das empilhadeiras elétricas operando dentro do CD, o que reduz a zero a emissão de CO2;

- Projeto de compostagem que recebe diariamente 250kg de restos de alimentos do processo do refeitório. O resíduo é processado em cilindros de compostagem internamente virando adubo orgânico para a jardinagem.

Reutilização de água

Na CNH Industrial, a atenção ao consumo de água é uma prioridade e a redução do uso desse recurso natural é decorrente de uma série de medidas. Em 2008, a empresa adotou medidas para enfrentar o desperdício e implantou cinco unidades de tratamento da água: uma de água potável, uma de água de pintura, uma de efluente físico-químico, uma de esgoto biológico e uma de água de chuva.  

A iniciativa gerou economia de 30% do recurso, melhorando significativamente a relação com o meio ambiente. Na planta de Sorocaba é utilizada a metodologia WCM & WCL para tornar mais eficiente o descarte de efluentes industriais. Houve aumento da capacidade de oxidação do efluente garantindo a qualidade do descartado, vários projetos de redução de efluentes descartados no corpo receptor “rios” foram realizados durante esses anos, o que gerou uma economia de 5.000 m3 de água por ano.

- A capacidade de tratamento de água instalada na planta de Sorocaba (site) é de 500 m3 por dia;

- As cinco unidades de tratamento são: água potável, água de pintura, efluente físico-químico, esgoto biológico e de água de chuva onde permitem a reutilização da água consumida no complexo;

- A água das chuvas é captada e enviada para um reservatório que abriga até 6 mil m3 abastecendo o sistema de combate a incêndio, os vasos sanitários e a jardinagem.

Baixa emissão de CO2

A empresa também possui projetos de redução nas emissões de carbono baseados na otimização do transporte, visando a melhoria da saturação das cargas transportadas e também relacionadas à reutilização e destinação correta de embalagens de papelão e madeira. Além disso, realiza o monitoramento das frotas de veículos dos fornecedores, recomendando revisões e substituições de veículos com mais de cinco anos. Todos os veículos que entram nas unidades da CNH Industrial no Brasil, passam por inspeção dos índices de CO2, onde são consideradas cor da fumaça emitida pelos veículos, de acordo com padrões estabelecidos pela CETESB.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024