Centro de Pesquisa em Genômica para Mudanças Climáticas oferece curso sobre biotecnologia agrícola

Curso é voltado a estudantes de graduação e de pós-graduação, e a profissionais de empresas de biotecnologia agrícola

29.07.2021 | 20:59 (UTC -3)
Embrapa

O Centro de Pesquisa em Genômica para Mudanças Climáticas (GCCRC), uma parceria entre a Embrapa e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), lança a terceira edição do curso “From Gene to Trait”. O treinamento será ministrado, em português e inglês, por especialistas de universidades e empresas de biotecnologia agrícola nacionais e internacionais.

Neste ano, o curso gratuito será no formato on-line, com aulas semanais de duas horas, entre agosto e dezembro de 2021. As aulas se iniciam em 12 de agosto e ocorrerá às quintas-feiras, das 16 às 18 horas, pelo Google Meet. O conteúdo é voltado a estudantes de graduação e pós-graduação, além de profissionais que atuam com biotecnologia agrícola. As inscrições podem ser feitas pela internet, até 5 de agosto, por meio de um formulário on-line.

O programa vai abordar desde a descoberta de genes usando genômica e bioinformática até o desenvolvimento de variedades biotecnológicas comerciais, passando pela tecnologia de DNA, transformação e edição gênica, fenotipagem em larga escala, prova de conceito em campo, desenvolvimento de “traits”, desregulamentação e propriedade intelectual.

Tópicos de associação genômica ampla, genômica comparativa e transcriptômica, análise de microbiomas, metagenômica, coleções de cultura de microrganismos, inoculantes sintéticos, ensaios de inoculação e edição genética serão algumas das técnicas abordadas.

“A ideia é que seja um curso completo cobrindo todas as etapas, desde a descoberta de genes até lançamento comercial, incluindo questões regulatórias”, explica Paulo Arruda, professor do Instituto de Biologia da Unicamp e coordenador do GCCRC.

Estudantes de mestrado e doutorado interessados em contar créditos para o curso de pós-graduação podem se inscrever, até 5 de agosto, como alunos regulares ou especiais, e optar pela disciplina NG300, seguindo as orientaçõesda Diretoria Acadêmica da Unicamp. É recomendável preencher também o formulário de inscrição on-line.

Serão disponibilizadas 100 vagas. A seleção será baseada na descrição da motivação dos candidatos em participar do treinamento. Todos os inscritos serão informados em 6 de agosto sobre o aceite no curso. Haverá certificado para os participantes que frequentarem, no mínimo, 75% das aulas. Outras informações ou esclarecimento de dúvidas podem ser solicitados pelo e-mail gccrc@gmail.com.

Sobre o GCCRC

O Centro de Pesquisa Genômica para Mudanças Climáticas (GCCRC) é um centro de pesquisa conjunto da Embrapa e da Unicamp. Sua missão principal é a criação de ativos biotecnológicos por meio da genômica aplicada à adaptação de cultivos aos estresses associados às mudanças climáticas. O GCCRC construiu e expandiu a Unidade Mista de Pesquisa em Genômica Aplicada à Mudança do Clima (UMiP GenClima), uma iniciativa estabelecida em 2012 entre essas instituições.

O GCCRC reúne cientistas em um laboratório de ponta financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), por meio do programa Centros de Investigação em Engenharia (ERC) e pelo programa de investigação e inovação Horizon 2020, da União Europeia.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024