Centro de Treinamento da Abapa capacitou cerca de cinco mil pessoas em 2020

Desde que foi inaugurado, em 2010, cerca de 40 mil pessoas foram beneficiadas com os mais de 1.400 cursos oferecidos

20.01.2021 | 20:59 (UTC -3)
Hebert Regis

O aperfeiçoamento, a melhoria contínua dos profissionais e a inserção de mão de obra qualificada no setor agrícola do Oeste da Bahia são as bases de atuação do Centro de Treinamento (CT) que a Abapa mantém junto com empresas e entidades parceiras. Desde que foi inaugurado, em 2010, cerca de 40 mil pessoas foram beneficiadas com os mais de 1.400 cursos oferecidos. Em 2020, mais de 5 mil pessoas passaram pelas capacitações destinadas ao segmento do agronegócio.

Em função da pandemia, a exigência pela adoção de cuidados adicionais em respeito aos trabalhadores rurais, assim como o redirecionamento de esforços para continuar as capacitações, se tornaram indispensáveis. O preparo técnico da equipe que atua no CT, realizado ao longo dos anos, garantiu que as atividades tivessem sequência, adaptadas ao novo momento e utilizando plataformas de ensino online.

“O número de atendimentos em 2020 foi expressivo para região, considerando que o mundo quase parou, em função da disseminação global do Coronavírus. Importante destacar a atuação imediata do CT em desenvolver medidas preventivas e procedimentos que nortearam os cotonicultores quanto às tomadas de decisão. Isto resultou em mais um sucesso da atuação conjunta entre a Abapa e o SESI-BA”, destaca o presidente da associação, Luiz Carlos Bergamaschi.

Estrutura 

Instalado em uma área ampla e adequada aos treinamentos com máquinas de grande porte e aeronaves, o CT possui capacidade de atender, diariamente 400 alunos. Concentra, só de espaço externo 5.000m² para as atividades práticas. Dois pavilhões cobertos com 3.600m². Oito laboratórios, três salas climatizadas e didaticamente adequadas, dois auditórios, salas de coordenação e do núcleo técnico pedagógico e secretaria de cursos.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024