NOTÍCIAS

CESB e CropLife Brasil anunciam parceria com foco em inovação e intensificação sustentável da soja

Acordo entre Comitê Estratégico Soja Brasil e a CropLife Brasil trará benefícios para a sustentabilidade da soja. - Foto: Wenderson Araujo/CNA

Produzir mais sem aumentar a área de cultivo é um dos grandes desafios da humanidade. Para a produtividade média da soja no Brasil ultrapassar as 60 sacas por hectare, é necessário o uso combinado de tecnologias e a disseminação das melhores práticas agrícolas para todos os sojicultores. O uso de tecnologias modernas e a construção de solos mais sustentáveis são elementos chave na fórmula de sucesso utilizada por 216 produtores que participaram do Desafio de Máxima Produtividade da Soja na safra 2019/2020. Esse seleto grupo de sojicultores alcançaram a produtividade média de 90 sacas de soja por hectare, ou seja, 35 sacas por hectare acima da média nacional, hoje em torno de 55 sacas/ha.  A disseminação estruturada destas informações é essencial e contribui para que outros produtores brasileiros possam acelerar o passo em busca de maior produtividade a cada safra.

Com o objetivo de ajudar ainda mais os sojicultores, o Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB), que promove constantemente as melhores técnicas de sojicultura no país, firmou uma parceria inédita com a CropLife Brasil, instituição que reúne as empresas que mais investem em pesquisa, desenvolvimento e inovação para proteção e melhoramento de plantas em diferentes sistemas produtivos do agronegócio.

De acordo com Leonardo Sologuren, presidente do CESB, a expectativa é que a parceria amplie o acesso do sistema produtivo a informações estratégicas que possam ajudar a aumentar a média produtiva do cultivo de forma sustentável e inteligente. “A ação visa promover um ecossistema de inovação voltado para altas produtividades, assim como fomentar o desenvolvimento socioeconômico. A parceria entre CESB e CropLife Brasil deverá estimular o setor agrícola por meio do compartilhamento de conhecimentos e transferência de tecnologias modernas”, acrescenta.

Segundo Christian Lohbauer, presidente da CropLife Brasil, a parceria com o CESB está bem alinhada com a missão da CropLife Brasil e visa promover as “melhores práticas” na agricultura. "A CropLife Brasil tem a missão de trabalhar pela defesa, adoção e estímulo à inovação em tecnologias de proteção e melhoramento de plantas que promovam sustentabilidade agrícola, ou seja, o uso combinado de defensivos agrícolas químicos, produtos biológicos, biotecnologia, sementes certificadas e agricultura digital. CESB e CropLife Brasil estão unindo forças para promover eventos, desenvolver estudos, levantamentos, pesquisas, soluções digitais, ações de comunicação e programas destinados ao aprofundamento do conhecimento técnico-científico em prol da sojicultura nacional", acrescenta.

Para celebrar essa iniciativa, no dia 27 de abril de 2021 das 19h às 20h30, será realizado o webinar “Inovação e Intensificação Sustentável da Soja”, para que sojicultores e outros profissionais que atuam no agro possam conhecer como a inovação em proteção e melhoramento de plantas está contribuindo, juntamente com as melhores práticas agrícolas, para a intensificação sustentável da soja no Brasil.

Confira a programação do evento: Inovação e Intensificação Sustentável da Soja

Abertura: os desafios do CESB e da CropLife Brasil:

Leonardo Sologuren (Presidente do CESB)

Christian Lohbauer (Presidente da CropLife Brasil)

Produtividade e Sustentabilidade, o caminho para o futuro:

Décio Luiz Gazzoni (Pesquisador EMBRAPA Soja e Membro Fundador do CESB)

Inovações em proteção e melhoramento da soja:

Roberto Araújo (Engenheiro agrônomo, responsável pela área de educação e boas práticas agrícolas na CropLife Brasil)

Sessão de Perguntas & Respostas

Para participar, faça sua inscrição no link: https://materiais.croplifebrasil.org/cesb-clb

ver mais notícias
CADASTRO DE NEWS
  • Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura