CESB mostra como sojicultores da região Sul alcançam altas produtividades

Fórum Regional de Máxima Produtividade de Soja contará com a presença do campeão nacional do Desafio CESB, que colheu mais do que o dobro da média nacional

31.08.2020 | 20:59 (UTC -3)
Andre Moraes

A produção de soja na região Sul do Brasil será o tema do Fórum Regional de Máxima Produtividade de Soja, organizado pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB) no próximo dia 02/09 (quarta-feira), às 19h30. Vieram dessa parte do País dois dos campeões da 12ª edição do Desafio CESB de Máxima Produtividade de Soja, nas categorias nacional sequeiro e irrigado. O evento será on-line, por este link, e a participação é gratuita.

Nesta safra de 2019/2020, dois produtores da região Sul colheram mais de 100 sacas de soja por hectare (sc/ha). O campeão nacional, na categoria sequeiro, veio do Paraná, da cidade de Mangueirinha. Laercio Dalla Vechia produziu 118,82 sc/ha, mais do que o dobro da média do Brasil calculada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que foi de 55,5 sc/ha. Já na categoria irrigado, o campeão foi o produtor Eliseu José Schaedler, de Boa Vista das Missões (RS), que conseguiu a produção de 111,93 sacas por hectare.

Os cases completos dos dois ganhadores serão detalhados por especialistas do CESB no evento. O membro-fundador do CESB, engenheiro agrônomo e mestre em Entomologia, Décio Gazzoni, será o moderador do bate-papo, contando com a participação de Ricardo Balardin, membro-fundador do CESB e engenheiro agrônomo com mestrado em Fitopatologia. Laercio Dalla Vechia também irá participar, juntamente do consultor do campeão irrigado, Carlos Eduardo Dauve.

O diretor de Marketing do CESB, Nilson Caldas, destaca que a região Sul é uma das mais importantes para a agricultura brasileira, tanto que muitos dos campeões do Desafio são dos Estados que a compõem. “Iremos mostrar, durante o Fórum Regional, o que faz a região Sul ter produtores que se destacam por boas práticas agrícolas, alcançando altos patamares de produtividade safra após safra agregando sustentabilidade e rentabilidade em suas performances”, relata.

O CESB é uma entidade sem fins lucrativos, formada por profissionais e pesquisadores de diversas áreas, que se uniram para trabalhar estrategicamente e utilizar os conhecimentos adquiridos nas suas respectivas carreiras e vivências em prol da criação de uma rede sustentável da sojicultura brasileira. Atualmente, o Comitê é composto por 24 membros e 24 entidades patrocinadoras: BASF, Bayer, Syngenta, UPL, FMC, Jacto, ATTO Adriana Sementes, Brasmax, Viter, Compass Minerals, Corteva, DataFarm, Instituto Phytus, Mosaic, Omnia, Stara, Stoller, SuperBAC, Timac Agro, Ubyfol, Adama, Agrivalle, IBRA e SOMAR Serviços Agro.

Fórum Regional de Máxima Produtividade de Soja – Sul e Irrigado

Quando: 2 de setembro

Horário: 19h30 (Brasília).

Link para o evento.

Mais informações: www.cesbrasil.org.br

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024