Chega a 8ª Colheita e Festa da Uva na região de Pelotas, RS

​Neste sábado (27/01), o público rural e urbano terá grande movimentação em torno da cultura da uva, é a abertura da 8ª Colheita no município e região, que estima oferecer uma produç&atil

27.01.2018 | 21:59 (UTC -3)
Cristiane Betemps​

Neste sábado (27/01), o público rural e urbano terá grande movimentação em torno da cultura da uva, é a abertura da 8ª Colheita no município e região, que estima oferecer uma produção de cerca de 650 toneladas de frutos para safra 2018. O evento será realizado na propriedade de Dirceu Kurz, na Colônia Santa Helena, 8º distrito da cidade. O diferencial nesta edição, com o mesmo princípio adotado nas  aberturas das colheitas do morango e do pêssego, as instituições parceiras vão disponibilizar uma banca de comercialização fixa do produto desde esta sexta-feira (26/01), no Largo do Mercado Público, assim como, será realizada durante toda a próxima semana - de 28/01 a 04/02 - as feiras itinerantes nos bairros com a apresentação das principais variedades de uvas.

    Atualmente a região de Pelotas possui 102 produtores da cultura, sendo 36 famílias mais especializadas, num total de 42 hectares de parreirais. Além das uvas in natura, são produzidos sucos e vinhos. A expectativa é de comercialização de 300 a 500 quilos por dia em todos esses pontos que estão disponíveis o produto durante a realização da abertura da Colheita e Festa da Uva. O quilo da uva custa R$ 4,00 e as variedades produzidas são  BRS Niágara Rosada, Bordô e BRS Isabel Precoce.

    A programação inicia as 14h, com espaço técnico e mostra de uva. Ás 14h30, tem início a programação cultural e a abertura oficial será as 16h, com a presença de autoridades do município, seguida da colheita dos primeiros cachos da safra 2018 e degustação. As atividades se encerram às 18h.        

          A 8ª Abertura da Colheita da Uva é uma parceria da Prefeitura Municipal de Pelotas, Embrapa, Emater-RS/Ascar, Universidade Federal de Pelotas e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

 

 

 

 


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024