ChemChina e Sinochem consolidam ativos agrícolas e formam holding Syngenta Group

Chen Lichtenstein, atual Presidente e CEO da Adama, será nomeado CFO do Syngenta Group

06.01.2020 | 20:59 (UTC -3)
Com informações de Syngenta e ChemChina

A unidade da ChemChina Syngenta comunicou no domingo, 5 de janeiro, que, juntamente com a Sinochem, está consolidando os negócios em sementes e defensivos agrícolas  em uma nova holding: Syngenta Group.

Atual presidente da Adama, Chen Lichtenstein, será nomeado vice-presidente financeiro do grupo, que terá sede em Basileia, na Suíça. Em 2017, a ChemChina comprou o grupo suíço por cerca de 43 bilhões de dólares.

Em comunicado, Chen Lichtenstein informou que “Adama nunca esteve tão forte”.

Chen Lichtenstein será nomeado CFO do Syngenta Group

Após uma carreira de 26 anos na Syngenta e na empresa AstraZeneca, Mark Patrick, Diretor Financeiro (CFO) e membro da Equipe Executiva da Syngenta desde 2016, deixará a empresa no final de janeiro de 2020.

Mark foi nomeado CFO em 2016 e desempenhou um papel fundamental durante a aquisição da Syngenta pela ChemChina e acordos de financiamento subsequentes. Ele também foi responsável pela transformação da função Financeira e pelo estabelecimento da estratégia digital da Syngenta. Durante sua carreira, Mark ocupou vários cargos de liderança financeira em toda a empresa, trabalhando e vivendo em mercados desenvolvidos e emergentes.

Chen Lichtenstein, atual Presidente e CEO da Adama, será nomeado CFO do recém-formado Grupo Syngenta. Ele ficará baseado em Basileia, na Suíça.

Chen ingressou na Adama há 14 anos para liderar as atividades de desenvolvimento corporativo e mercado de capitais da empresa, seguido pela execução das Operações Globais da empresa. Em seguida, ele ocupou vários cargos importantes, incluindo o vice-presidente executivo encarregado da China Integration e o presidente e diretor executivo da divisão estratégica de negócios da ChemChina - China National Agrochemical Chemical (CNAC), empresa controladora do Syngenta Group - antes de ser nomeado CEO da Adama em 2014, levando a empresa a um forte desempenho contínuo e ganhos de participação de mercado nos últimos 6 anos. Durante esses anos, a Adama combinou com sucesso uma empresa de capital aberto e agora está listada na Bolsa de Valores de Shenzhen.

Antes de ingressar na Adama, Chen atuou como Diretor Executivo de Banco de Investimentos no Goldman Sachs em Nova York e Londres. Ele possui doutorado conjunto pela Escola de Negócios e Faculdade de Direito da Universidade de Stanford, e B.Sc. (Física) e LL.B. da Universidade Hebraica de Jerusalém.

No anúncio, o CEO do Syngenta Group, Erik Fyrwald, disse: “Gostaria de agradecer a Mark por sua forte liderança e por suas muitas contribuições pendentes para a Syngenta. Durante seu tempo como CFO, ele transformou a função Financeira da organização e desempenhou um papel crucial durante a aquisição da Syngenta pela ChemChina e, mais recentemente, na preparação para a criação do novo Grupo Syngenta. Desejo-lhe todo o sucesso para o futuro. Estou ansioso para trabalhar com Chen enquanto formamos o Grupo Syngenta, e estou confiante de que sua ampla experiência e pensamento estratégico melhorarão ainda mais o posicionamento e a capacidade do setor de agregar ainda mais valor aos agricultores".

Leia o comunicado na íntegra acessando aqui.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024