Chuva forte causa prejuízos na agricultura de Goiás, Espírito Santo e Minas Gerais

Uma das principais regiões produtoras de café do ES, prejuízos somam 10 milhões em infraestrutura e na produção da cultura

11.02.2020 | 20:59 (UTC -3)
Agroclima/Climatempo

A chuva já provoca prejuízos de milhões na agricultura de alguns estados brasileiros como Goiás, Espírito Santo e Minas Gerais.

Produção de feijão em Goiás

Em Goiás, as lavouras de feijão estão sendo impactadas pelas fortes chuvas e a colheita está prejudicada porque as máquinas não conseguem entrar no campo. Os produtores estimam uma quebra de 40% na produção. No ano passado, a produção foi de 32 mil toneladas. A comercialização da saca de 60 kg de feijão está sendo vendida pela metade do valor do mesmo período de 2019.

Produção de café em Espírito Santo 

A região de Iúna, localizada no sul do Espírito Santo, uma das principais localidades produtoras de café do estado já contabiliza prejuízos em torno de 10 milhões de reais em infraestrutura e na produção da cultura por causa do clima. Mais de 500 propriedades e 120 mil pés de café da região foram atingidas pelas fortes chuvas e a produção de sacas no município já está comprometida.  

A chuva forte destruiu várias lavouras de café. Somente em uma propriedade, 16 mil pés foram arrancados por uma enxurrada e o prejuízo chega a meio milhão de reais. O deslizamento de terra destruiu armazéns,  secadora e a casa da propriedade. De acordo com o Incaper, em todo o estado o prejuízo chega a 88 milhões de reais no setor agropecuário no estado. 

Produção de hortaliças em Minas Gerais 

Em Minas Gerais, na região de Mário Campos, houve prejuízo registrado nas lavouras de cebolinha, cheiro verde, alface e verduras hidropônicas. A região é responsável por 30% das hortaliças que abastecem a região metropolitana de Belo Horizonte. Um prejuízo de quase 4 milhões de reais.

Em Esmeraldas, as plantações e o pasto para gados também registram problemas. As chuvas de janeiro fizeram o rio Paraopeba extravasar e inundou áreas de pastagem, plantações de milho, feijão e sorgo. 

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024