Chuvas afetam produção de arroz em Santa Catarina

Prejuízo ocorre principalmente no Vale do Itajaí, uma das principais regiões produtoras do estado

26.02.2016 | 20:59 (UTC -3)
Climatempo

As grandes quantidades de chuvas no final de 2015 afetaram diretamente a atual safra de arroz na região do Vale do Itajaí, em Santa Catarina. As condições climáticas atípicas deixaram muitos prejuízos e preocupam produtores do estado, que é responsável por 12% da produção do país.

A cidade de Itajaí, por exemplo, sofreu com a alta pluviosidade que ficou acima da média nos últimos meses do ano passado. Em outubro, choveu cerca de 309mm. Já em dezembro, a precipitação foi de 245mm, segundo informações do César Soares, meteorologista da Climatempo. O grande volume de chuva está associado ao El Niño, fenômeno que influencia diretamente a região Sul do Brasil.

Segundo José Alberto Noldin, engenheiro agrônomo e gerente da Epagri na Estação Experimental de Itajaí, ainda não há um dado concreto do prejuízo desta safra, porém os agricultores mais prejudicados estão recorrendo ao Proagro, o Programa de Garantia da Atividade Agropecuária, que garante exoneração de obrigações financeiras em casos de ocorrência de fenômenos naturais.

Noldin também conta que para evitar problemas no cultivo do arroz, é necessário um equilíbrio entre pluviosidade, clima e radiação solar. “A temperatura deve estar entre 20°C e 35°C, com bastante radiação, especialmente na fase reprodutiva”, afirma.

Ainda há previsão de chuva acima da média nos próximos meses, até que o El Niño perca força. Infelizmente, não há como proteger completamente a plantação dos efeitos da chuva, já que a aplicação de produtos fundamentais para o controle de doenças fica prejudicada por causa da alta umidade.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024