Chuvas ocasionam melhoras significativas no desenvolvimento das culturas do RS

Precipitações de volumes e intensidades variadas tem contribuído para o avanço no plantio da soja, que já chega a 88% da área total prevista

18.12.2020 | 20:59 (UTC -3)
Emater/RS-Ascar

A sequência de dias na última semana com precipitações de volumes e intensidades variadas nas diversas regiões do Rio Grande do Sul tem contribuído para o avanço no plantio da soja, que já chega a 88% da área total prevista, além de favorecer o desenvolvimento dos cultivos. De acordo com o Informativo Conjuntural, produzido e publicado pela Gerência de Planejamento da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), 98% da soja plantada está em germinação e desenvolvimento vegetativo e 2% já está em floração. 

A presença de chuvas esparsas também favoreceu a continuidade dos plantios do milho, que já alcançam 89% da área prevista e já conta com 3% do total da área cultivada colhida. As precipitações contribuíram ainda para a finalização dos plantios do arroz, para o desenvolvimento dos cultivos já estabelecidos e para a recomposição de boa parte dos mananciais hídricos. 

Olerícolas 

Na região de Ijuí, segue o clima favorável ao desenvolvimento das olerícolas em geral. O aumento da reservação de água possibilitou uso adequado da irrigação para suprir as necessidades das culturas. Produtores seguem as operações planejadas, como capinas, preparo de canteiros, plantios e transplantios. Folhosas seguem com bom desenvolvimento e aumento da oferta no mercado local. 

Frutícolas

Na regional da Emater/RS-Ascar de Ijuí, o melão e a melancia estão no pico de produção, com frutos bem desenvolvidos e sabor adocicado. Aumenta significativamente a comercialização direta ao consumidor com pontos de vendas nas rodovias da região. Inicia a comercialização da uva de mesa; cachos grandes, mas com bagas pequenas. A sanidade das plantas é muito boa, com baixa incidência de doenças. 

Pastagens

O período foi marcado por boas condições meteorológicas, com chuva, boa luminosidade e temperaturas elevadas, o que favorece diretamente o desenvolvimento das espécies forrageiras de verão, tanto as cultivadas anuais ou perenes quanto o campo nativo. As áreas em diferimento apresentam excelentes taxas de acúmulo de forragem. As lavouras de milho destinadas à confecção de silagem também foram favorecidas com as chuvas. 

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024