Chuvas prejudicam culturas de inverno da Região Sul

Ao que tudo indica, a demanda interna excedente voltará a ser atendida pelo Mercosul, visto que o País consome cerca de 11 milhões de toneladas do cereal

04.12.2015 | 21:59 (UTC -3)
CNA

Os agricultores do Sul do país estão preocupados com as lavouras de trigo. A geada ocorrida em meados de agosto e o excesso de chuvas nos meses de agosto, setembro, outubro e novembro prejudicaram drasticamente a qualidade e a produtividades das lavouras de trigo em todas as regiões, trazendo grandes prejuízos aos produtores.

Nas regiões produtoras, o preço da commodity já é 40% maior do que na safra 2014/2015. Ao que tudo indica, a demanda interna excedente voltará a ser atendida pelo Mercosul, visto que o País consome cerca de 11 milhões de toneladas do cereal e deverá produzir aproximadamente seis milhões. Essa é a conclusão dos participantes da reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Culturas de Inverno, no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que ocorreu na tarde desta quarta-feira (02/12), em Brasília.

Segundo o presidente da Comissão de Trigo da Federação de Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Sul (FARSUL), Hamilton Jardim, o estado não colherá nem 1,5 milhão de toneladas nesta safra. “A qualidade está ruim e a produtividade foi muito baixa em razão do clima, pois choveu no plantio, no meio da safra geou e choveu na colheita”, frisou. Jardim comentou que aproximadamente 60% da safra do trigo gaúcho será para a produção de ração, devido à baixa qualidade. “Foi um momento ruim para o produtor. Ele investiu dinheiro em tecnologia, semente, insumos e as chuvas não deixaram colher o necessário para cobrir os investimentos e ter lucratividade”.

Para o presidente da Comissão, são necessárias medidas governamentais consistentes para a próxima safra. Caso contrário, ressaltou Hamilton Jardim, os produtores deixarão de plantar trigo. “É preciso um seguro eficaz. O produtor que não colhe não consegue pagar as contas. Os agricultores estão desestimulados e preocupados. E, infelizmente, no inverno eles não têm outra opção a não se plantar trigo”.

De acordo com o assessor técnico da Comissão Nacional de Trigo, Cereais e Oleaginosas, Alan Malinski, o clima vem prejudicando a safra de inverno da região Sul. Os estados do RS e SC terão perdas significativas com os cereais de inverno pelo segundo ano consecutivo. Especificamente neste ano, os problemas foram agravados devido à falta de um sistema de seguro eficaz e os produtores tiveram que assumir todo o prejuízo. Este cenário negativo para a cultura do trigo está desestimulando o produtor que deverá diminuir ainda mais a área para a próxima safra.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024